O TESOURO ADMIRÁVEL DO SANTÍSSIMO ROSÁRIO

O Santíssimo Rosário é uma oração amada por muitos santos e entendido como caminho seguro de encontro com Cristo por meio Daquela que amou de um modo único a Deus. A este respeito, São João Paulo II escreveu um precioso documento, chamado Rosarium Virginis Mariae. Nele, o Santo Padre descreveu a importância do Rosário para a Igreja, sendo um meio de contemplação dos Mistérios da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, de unidade daqueles que estão buscando o céu, com os que estão no Purgatório e aqueles que já estão nas glórias eternas e intercedem por nós. 

O Rosário, de fato, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio. Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor” (São João Paulo II).

Toda a Igreja recebe graças por meio dessa poderosa devoção, que “na sua simplicidade e profundidade, permanece, mesmo no terceiro Milênio (…), uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade” (São João Paulo II). Nem sempre o Rosário teve o tamanho que tem hoje. Antes do pontificado do papa São João Paulo II eram rezados os tradicionais três Mistérios (gozosos, dolorosos e gloriosos) que ao todo davam 150 Ave Marias. Mas, a Igreja sabiamente quis introduzir também os Mistérios da Vida Pública de Nosso Senhor (os luminosos), portanto, mais 50 Ave Marias.

Mas, por que rezar tudo isso de Ave Marias? A resposta é profunda e merece ser meditada. Ou seja, assim como a Sagrada Escritura possui 150 salmos, o Rosário indica um movimento, um percurso a ser trilhado por cada homem e mulher. O povo de Israel saiu do Egito e caminhou por muito tempo até entrar na Terra Prometida, da mesma forma, nós quando iniciamos o Rosário estamos saindo do tempo do relógio (cronológico) e adentrando no tempo da graça (kairótico). 

O Rosário é, portanto, um êxodo, uma saída de nós mesmos em direção a Cristo. As 50 “novas Ave Marias” só acrescentam na nossa oração, pois, nos ajudam a enxergar mais ainda o que Deus realizou no Seu Filho.

O cristão não sai de si para entrar num além, ou numa espécie de nirvana. Não! O cristão é conduzido pelas mãos e preces da Virgem Maria até o Verdadeiro Homem que por nós se encarnou no ventre Daquela que acreditou. Jesus quis ter Maria por sua Mãe. Jesus quis que o ventre desta mulher fosse o primeiro altar da humanidade. Ele quis amá-la mais que todas as outras criaturas. Isso não temos que discutir, apenas acreditar. 

Deus juntou todas as águas e deu nome de mar; juntou todas as graças e deu o nome de Maria”(São Luís Maria Grignion de Montfort).

Poderia ter alguém melhor para nos ensinar amar a Jesus Cristo do que a sua própria Mãe? Em seus escritos, São João Paulo II nos diz que rezar o Rosário é entrar na escola de Maria: “Percorrer com Ela as cenas do Rosário é como frequentar a “escola” de Maria para ler Cristo, penetrar nos seus segredos, compreender a sua mensagem”. 

A Toda Santa Mãe de Deus é a responsável para que as graças do Céu cheguem até a terra e, para que nós, cheguemos um dia ao Céu. “Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo e é também por ela que deve reinar no mundo” (São Luís Maria Grignion de Monfort).

Temos mais uma vez a graça de intensificar nossas orações neste mês dedicado à Nossa Senhora, rezando o Rosário sozinhos, em família ou em comunidade. É o momento de entrar no Coração Imaculado da Mulher que mais amou e mais foi amada nesta vida, ouvindo o apelo dos santos, aqueles que fizeram esse caminho e hoje veem a Deus. 

Uma oração tão fácil e ao mesmo tempo tão rica merece verdadeiramente ser descoberta de novo pela comunidade cristã” (São João Paulo II). Falemos sobre o Rosário! Recrutemos novos guerreiros para rezá-lo! Confiantes de que “quem difunde o Rosário, salva-se!” (Beato Bartolo Longo).

Clique aqui e se inscreva em nosso canal do Youtube e reze o Santo Rosário com o Exército de São Miguel diariamente.

Leia Mais: 

Como viver bem o mês de Maria

Por que o sábado é dedicado a Nossa Senhora

A Oração do Angelus

As 15 Promessas do Santo Rosário

O Poder do Santíssimo Nome de Maria