COMO VIVER BEM O MÊS DE MARIA

O mês de maio é especialmente dedicado à Santa Mãe de Deus e, esta tradição é antiquíssima, dizem alguns que já nos séculos XIII e XIV a Igreja celebrava com mais fervor a devoção mariana neste mês. 

Um dos motivos de celebrar mais vivamente Nossa Senhora nessa época do ano é justamente porque na Europa é primavera, estação em que as flores começam a florescer e os jardins ficam ainda mais belos. A Virgem Maria é a flor mais cheirosa do jardim das criaturas, ela é a flor que não perde o seu brilho porque conservou-se pura até o fim, ela é a flor que a terra mais se alegrou em produzir e as abelhas de cuidar. Toda a criação, podemos dizer, aguardava o nascimento daquela que um dia daria à luz ao Verdadeiro Salvador da humanidade.

Ainda outro fato sublime que aconteceu no dia 13 deste mês foi a aparição de Nossa Senhora em Fátima aos três pastorzinhos no ano de 1917. Realmente não poderia existir melhor momento do ano para celebrar Àquela que gerou Nosso Senhor. 

Sabendo de tudo isso, quando ainda era Papa, São Paulo VI escreveu uma Carta Encíclica chamada Mense Maio, ou seja, “Mês de Maio”. Seja em nossas casas ou nas igrejas, é tempo de viver ainda mais perto de Maria Santíssima: 

É um mês em que, nos templos e entre as paredes domésticas, sobe dos corações dos cristãos até Maria a homenagem mais ardente e afetuosa da prece e da veneração” (São Paulo VI).

Maria é o caminho que leva a Cristo

Maria é sempre caminho que leva a Cristo. Nenhum encontro com ela pode deixar de ser encontro com o próprio Cristo. E que outra coisa significa o recurso contínuo, a Maria, senão procurar, entre os seus braços, nela, por ela e com ela, Cristo nosso Salvador?” (São Paulo VI). 

Uma criança sempre que precisa de algo grita pela por sua mãe, nós também, sabemos que podemos sempre buscar Aquela que é Nossa Mãe por ter sido a Mãe de Deus. Existem livros muito bons que podem te ajudar na meditação dessa verdade, tais como: “A Imitação de Maria” e o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria”. Clique no nome dos livros para adquirir em nossa livraria. 

Também é o momento oportuno de intensificar nossa vida de oração com Nossa Senhora. “Aproveitando a ocasião favorável, não deixeis de inculcar, com a maior insistência, a reza do Santo Rosário, oração tão agradável à Virgem Maria” (São Paulo VI). 

Quando apareceu em Fátima, a Virgem pediu que rezassem o Santo Terço todos os dias para que a guerra acabasse. Nós também, temos motivos de sobra para pedir a Nossa Senhora que livre o mundo do flagelo da guerra, que voltou a assombrar a humanidade. E ainda mais, pedir que Nossa Senhora passe à frente das guerras de nossas famílias e nos livre do adultério, fornicações e tantas outras ofensas ao Coração de Jesus. A nossa família Exército de São Miguel não se cansa de rezar todos os dias o Santo Rosário. 

Sempre é tempo de rezar! Se o mundo não vai bem é porque nossas famílias não estão fazendo o que deveriam fazer, ou seja, recorrer ao Coração Imaculado da Virgem Maria e fazer dele o verdadeiro refúgio. Como rezamos na Ladainha, Nossa Senhora é o nosso refúgio: “Refúgio dos pecadores”. Por isso, é urgente aumentar as orações em família: rezar o Santo Terço juntos em casa, com uma vela acesa perto de uma imagem da Virgem Maria e rezar também jaculatórias ao longo do dia, como por exemplo: “Te amo Mãe! Livrai-me dos males”, como tantas outras. 

“Um sustentáculo grande para vós, uma arma poderosa contra as insídias do demônio, tendes na devoção à Maria Santíssima”, dizia São João Bosco.

Outra coisa que podemos fazer neste mês é visitar algum Santuário dedicado à Nossa Senhora e lá renovarmos a nossa consagração a Ela. Converse com amigos, organize um grupo e vá em alguma igreja ou Santuário Mariano, chegando lá rezem o Rosário, a Ladainha e a Consagração à Virgem. 

“Não tenhas receio de amar demais a Santíssima Virgem Maria, pois jamais conseguirás amá-la o suficiente e Jesus ficará muito feliz, porque a Virgem Santíssima é sua Mãe” (Santa Teresinha do Menino Jesus).

Agora, jamais nos esqueçamos de que a maior obra que podemos fazer neste mês é a nossa conversão. Nossa Senhora é especialista nesse assunto e deseja de todo Coração nos tornar santos. 

“Deus quer servir-se de Maria Santíssima na santificação das almas” (São Luís Maria Grignion de Monfort). 

Portanto, aproveitemos esse tempo que as portas do Céu estão abertas e graças generosas estão descendo sobre nós, para crescermos no Amor a Deus, por meio de Maria. 

Porque, “toda graça de Deus chega até nós através da intercessão de Maria Santíssima” (São Maximiliano Maria Kolbe).

Avante guerreiros! Uma graça especial Deus quer derramar por meio de Maria em sua vida neste mês de maio!

Leia Mais:

As 15 Promessas do Santo Rosário

O Poder do Santíssimo Nome de Maria

A Oração do Angelus