POR QUE O SÁBADO É DEDICADO A NOSSA SENHORA 

Todos os sábados fazemos memória da Mãe de Deus e pedimos a ela que nos ajude a crescer na fé. Por que celebramos a memória de Nossa Senhora neste dia da semana? E por que ela pode nos ajudar a crescer na fé? Como nos ensinou São João Paulo II: a Santíssima Virgem é o exemplo daquela que sempre acreditou, desde a Anunciação do anjo Gabriel até a Ressurreição de Jesus. Assim como Abraão, Maria “acreditou, esperando contra toda a esperança” (Rm 4, 18). Mesmo durante o terrível drama do Calvário, a fé da Mãe de Deus permaneceu acesa e iluminando o mundo.

O Sábado Santo é por excelência o dia da fé mariana, uma vez que enquanto os apóstolos duvidaram da Ressurreição de Cristo e muitos outros discípulos corriam para não serem presos, a fé de Nossa Senhora não foi abalada. Na Teologia Católica chamamos este fato de Reductio Mariae, isto significa que a fé de toda a Igreja se manteve acesa, neste dia, na pessoa de Maria. Não se tratava mais de uma comunidade viva na fé, mas, de um coração fiel que não duvidou do que viria no outro dia. O Coração Imaculado de Maria continua a ser o refúgio de toda a Igreja, pois, somente ele pode reacender a chama da Caridade em nossos corações.

Aqueles que, de geração em geração, no seio de diversos povos e nações, acolhem com fé o mistério de Cristo, Verbo Encarnado e Redentor do mundo, não só se voltam com veneração e recorrem confiadamente a Maria como a sua Mãe, mas na sua fé procuram também o apoio para a própria fé” (São João Paulo II). Na fé da Mãe de Deus, o povo cristão sempre encontrou motivo para voltar a acreditar, não é por acaso que uma das primeiras orações a ela dedicada surgiu nos primeiros séculos do Cristianismo, o Sub tuum praesidium – A Vossa Proteção recorremos:

À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita.

Com o Corpo de Jesus no sepulcro, o mundo foi envolvido pelas trevas, Maria  foi a única luz que esteve acesa sobre a terra. “Não sabemos onde estavam os Apóstolos naquela tarde, enquanto sepultavam o corpo do Senhor. Deviam andar perdidos, desorientados e confusos, sem rumo fixo, cheios de tristeza” (Francisco Carvajal). Podemos dizer que Maria foi o elo que uniu novamente os Apóstolos, fazendo com que eles retornassem à unidade. A primeira prova da Igreja foi sustentada pela fé, esperança e caridade da Santa Mãe de Deus.

As palavras de um santo do século XII, Santo Elredo, nos ajudam a entender a preciosa presença de Maria Santíssima na vida da Igreja: “Então, irmãos, que diremos? Não é ela nossa mãe? Sim, ela é verdadeiramente nossa mãe. Por ela nascemos, não para o mundo, mas para Deus”. Através das virtudes dessa mulher grandiosa, somos mais uma vez regenerados. O santo continua: “Sendo mãe de Cristo, ela é, portanto, mãe de nossa sabedoria, (…) de nossa libertação. É mais nossa mãe do que a mãe do nosso corpo”.

Conforme o ensinamento deixado pelo Papa Bento XV sobre Nossa Senhora, ela esteve tão unida à morte do seu Filho que participou da obra redentora: “Unindo-se a Paixão e a Morte de seu Filho, ela sofreu como se morresse (…) para aplacar a justiça divina; tanto quanto podia, ela imolou seu Filho, de tal modo que se pode dizer que com ele resgatou o gênero humano”. São Pio X a chama de “a reparadora do mundo decaído”, isto quer dizer que ela é a nova mulher. Ao contrário de Eva, a primeira mulher que danou a humanidade por meio do seu “não” a Deus, Maria reparou com o seu “sim” a humanidade inteira.

Nossa Senhora não foi com as mulheres, embalsamar o corpo de Jesus, justamente porque aguardava serenamente o momento da Ressurreição. Esse gesto foi uma consolação para os Apóstolos que estavam dispersos e, para nós, hoje é também uma esperança. Se por algum motivo nos sentimos desesperados, parecendo-nos impossível voltar a crer, é hora de recorrermos a ela, para que mais uma vez essa luz que ilumina a Igreja, nos desperte para a vontade de Deus no momento presente. 

Neste sábado, entremos no Coração Imaculado de Maria e com ela aguardemos com alegria e serenidade a Luz de Cristo raiar!