A ORAÇÃO DO ANGELUS: SUA HISTÓRIA E SIGNIFICADO

A oração do Angelus consiste no conjunto de três antífonas que falam sobre a Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo no seio virginal de Maria anunciada pelo Anjo Gabriel. E assim a oração ganhou o nome de Angelus, pois ela foi originalmente dita em latim, pois Angelus é a primeira palavra da oração: Angelus Domini nuntiavit Mariæ  – O anjo do Senhor anunciou a Maria. Cada uma das antífonas do Angelus são tiradas da Sagrada Escritura, mais precisamente do Evangelho Segundo São Lucas. E cada antífona é seguida de uma Ave-Maria. 

A oração do Angelus é uma prática devocional para honrar a Virgem Santíssima e a sua firme decisão de dar o SIM a Deus e toda humanidade. Não se sabe ao certo quando essa prática tenha se iniciado, mas grande parte dos historiadores da Igreja concordam que o Angelus pode ter começado no séc. XI, onde os monges rezavam três Ave-Marias durante as orações noturnas no último sino do dia. Sabe-se também que já nos meados do séc. XIII a Ordem Franciscana após a oração noturna (as completas) finalizavam com a oração da Ave-Maria ao badalar dos sinos. 

Mesmo com toda imprecisão de saber como se originou esta devoção, os historiadores da Igreja Católica chegaram a 3 conclusões:

  1. Que o Angelus da manhã e do meio-dia foram introduzidos tempos depois do que o Angelus da tarde.
  2. Que a prática de rezar três Ave-Marias à noite em algum lugar próximo ao pôr-do-sol se generalizou em toda a Europa na primeira metade do séc. XIV.
  3. Que a oração do Angelus foi recomendada pelo Papa João XXII em 1318.

A oração do Angelus é originalmente rezada três vezes ao dia: pela manhã (às 6h), ao meio-dia (às 12h) e à noite (às 18h). Se nos dedicarmos à recitação piedosa do Angelus, veremos muitas graças acontecer . Os santos tinham grande devoção a esta oração, e se há algo simples feito pelos santos que nós também podemos fazer, é porque nessa via podemos trilhar e assim crescer em santidade.

Nós também devemos nos voltar para Deus ao longo do dia. E se você deseja ser fiel a esta devoção, defina um alarme em seu telefone ou reserve os primeiros cinco minutos antes do seu almoço para fazer esta simples oração. O Angelus é uma pérola da nossa fé: recorda-nos que o Verbo se fez carne, que a divindade se humilhou para abraçar a humanidade, que o sim humilde de Nossa Senhora ao convite de Deus ressoa na história.

Esta oração oferece a Deus uma abertura em nossos dias, um lugar onde Ele pode entrar, descansar e derramar Sua graça. Veja a oração completa:

Angelus

  1. O anjo do Senhor anunciou a Maria.
  2. E Ela concebeu do Espírito Santo.

Ave-Maria

  1. Eis aqui a serva do Senhor.
  2. Faça-se em mim segundo a vossa palavra.

Ave-Maria…

  1. E o Verbo se fez carne.
  2. E habitou entre nós.

Ave-Maria…

  1. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
  2. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. (3x)