Ministérios de Música e Dança


 

“As misericórdias do Senhor eternamente eu cantarei”! (Sl 88, 2)

O ministério de música tem um lugar de destaque na vocação Hesed especialmente na liturgia na qual procuramos ofertar a Deus o louvor que lhe é devido. Cantando procuramos expressar a beleza de Deus, exaltamos as suas maravilhas e manifestamos nossa gratidão por estar em nosso meio. Composto por irmãos e irmãs do Instituto Hesed, buscamos assim juntos, por meio da música partilhar com todos aquilo que experimentamos na vivência de nossa vocação e, assim, atrair para Deus os corações sedentos do seu Amor, levando-os a experimentar a amizade com Ele por meio da oração.

Seguindo os passos da Ir. Kelly Patrícia, uma de nossas mães fundadoras, fazemos da música um instrumento eficaz de expressão do nosso amor a Deus, uma vez que – como diz Santo Agostinho – “cantar é próprio de quem ama” fazemos do amor a alma do nosso canto, a força da nossa voz, a inspiração que faz de nossas vidas um “Louvor de Glória” à Santíssima Trindade, participando já aqui da bem aventurada adoração dos santos e anjos no “Sanctus” eterno do Céu.

Colocamo-nos a serviço da Santa Igreja em diversas obras de evangelização. Dentre as obras que realizamos, temos a Santa Missa como missão mais importante, ocupando lugar central em nossa vida! Para ela se inclina o nosso coração no louvor mais perfeito que podemos render a Deus. Como o santo profeta Elias, nos “consumimos de ardente zelo pelo Senhor dos Exércitos”, ofertando ao Pai nossa vida unida ao Sacrifício de Cristo, enaltecendo-O com nossos cânticos, devidamente preparados e ensaiados, com a reverência e atenção devidos ao Mistério celebrado.

Realizamos ainda outras atividades evangelizadoras como animação em louvores, adoração ao Santíssimo Sacramento, apresentações musicais e demais atividades que a caridade possa impelir-nos.

“Para ser louvor de glória – dirá a Santa Elizabeth da Trindade – é preciso morrer a tudo que não é Ele, a fim de só vibrar sob seu toque”.

“Com danças glorifiquem o Seu Nome” (Sl 149, 3).

A dança é um meio de expressão que deve revelar o mistério do amor entre Deus e a criatura. Assim como diante de um grande mistério, só o silêncio reina, a dança é esse mesmo silêncio, mas um silêncio em movimento. Quando as palavras não são suficientes para expressar o mistério e o silêncio deixa algo a desejar, então recorremos aos movimentos, isto é, buscamos através da dança expressar os toques puríssimos e ardentes do Espírito Santo em uma alma amante. O Céu há de ser um eterno musical.