O poder do Santíssimo Nome de Maria

“O nome de todo homem é sagrado. O nome é a imagem da pessoa. Exige respeito em sinal da dignidade do que o leva”. (Catecismo da Igreja Católica 2158)

No dia 12 de setembro, a Igreja comemora o Santíssimo Nome de Maria. Nossa Senhora possui em si tudo o que há de mais rico, mais bonito, admirável no Céu e na Terra, e nela Deus depositou o seu maior tesouro, seu Filho Amado, o principal objeto de seu amor.  Aqueles que recorrem a esse nome rogando perdão são atendidos, não porque Maria tem o poder de concedê-lo, mas porque é toda poderosa para pedi-lo. O nome de Maria, que significa Senhora da luz, indica que Deus me encheu de sabedoria e luz, como astros brilhantes, para iluminar os céus e a terra”, disse a Virgem à Santa Matilde.

O Nome de Maria é um nome de força, não importa quais sejam as fraquezas e as dificuldades que esteja passando ou os inimigos que vos ameaçam, venha do inferno, como o diabo que vos tenta, ou venham do mundo, invocai ao Santo Nome de Maria e vencereis o mal e a vós mesmos.

“O que faz tremer todo o inferno é o augusto nome da Rainha do Céu. Este venerável nome é o terror de todos os espíritos malignos. Estes o temem e dele fogem como de um fogo devorador; não ousam aparecer nos lugares onde refulge a luz deste belo nome, pois ele é um sol que expulsa todas as trevas infernais. (Tomás de Kempis).

O nome de Nossa Senhora é terrível para os demônios, perante a Rainha dos Céus e da Terra os espíritos malignos tremem, e fogem como quem foge do fogo, ao ouvir o seu Santíssimo Nome.

Nada agrada mais a Virgem Maria do que recorrer sempre por sua intercessão e nos colocarmos sob sua proteção, principalmente nos momentos de tentações contra a pureza do coração. Os espíritos do mal caem prostrados apenas ao ouvirem o nome de Maria, pois ela nos preserva com a justiça divina e nos defende dos demônios. Satanás se sente humilhado ao prostrar-se aos pés de Nossa Senhora. “Porei inimizade entre ti e a mulher… Ela te esmagará a cabeça” (Gn 3, 15). 

O nome da Virgem Santíssima é um descanso para nosso cansaço, cura para nossas doenças, conforto quando precisamos. Maria é a vida de seus filhos, saúde dos enfermos e remédio dos pecadores. Assim como Maria nos ama como nossa Mãe devemos também amá-la como filhos, precisamos nos esforçar a imitá-La, para que o nosso coração se assemelhe ao seu, bondoso, gentil e puro. Devemos sempre exaltar o seu Santo Nome.

“Vosso santo nome não pode passar pelos lábios sem abrasar o coração. Aqueles que Vos amam não conseguem pensar em Vós sem sentir especial alegria e consolação. Vós nunca entrais sem doçura na memória daqueles que Vos exaltam”. (São Bernardo).

“Eis aqui a vossos pés, ó Maria, minha esperança, este pobre pecador, que tantas vezes por sua culpa se fez escravo do inferno. Reconheço que me deixei vencer pelos demônios, porque não recorri a vós, meu refúgio. Se eu tivesse recorrido sempre a vós, e vos tivesse invocado, nunca teria caído. Espero, Senhora minha amabilíssima, que por vosso intermédio já estou livre das mãos do demônio e que Deus me perdoou. Mas temo que no futuro venha a cair de novo no cativeiro do inferno. Sei que meus inimigos ainda não perderam a esperança de me tornar a vencer. Já me preparam novos assaltos e novas tentações. Ah! Minha Rainha e meu refúgio, ajudai-me metei-me debaixo de vosso manto; não permitais que torne a ser escravo dos demônios.

Sei que vós me ajudareis e me fareis vitorioso, sempre que eu vos invocar. É este, porém, o meu receio, receio de que nas tentações eu me esqueça de chamar por vós. Eis, portanto, a graça que vos peço e de vós espero, oh Virgem Santíssima, que eu me lembre sempre de vós, especialmente quanto estiver em luta com o demônio. Fazei com que então não deixe de vos invocar frequentemente, dizendo: Maria, ajudai-me, ajudai-me, Maria! – E quando chegar finalmente o dia da minha última contenda com o inferno, na hora da minha morte, ah, Senhora e Rainha, assisti-me então muito mais e lembrai-me de vos invocar então com mais frequência, com os lábios ou com o coração, afim de que, com o vosso dulcíssimo nome e com o de vosso Filho Jesus na boca, possa ir bendizer-vos e louvar-vos, para nunca mais me apartar dos vossos pés por toda a eternidade, lá no paraíso”.