Vida Religiosa


“E agora, sem forças, eu sou prisioneiro do mais belo amor do doce Jesus, do meu bem da cruz”

Para aqueles que se sentem chamados a viverem uma vida mais próxima a Deus segundo o nosso carisma e constituições, iniciamos então o processo vocacional. Vale sempre lembrar que visamos sempre ajudar o candidato a encontrar o seu lugar na Santa Igreja, claro, ressaltando sempre qual é o nosso carisma e como nós somos chamados pelo bom Deus a vivermos.

Segue-me, eis a proposta que Jesus faz a todos, trata-se da aventura mais fascinante da vida e que consiste na realização de toda a existência, é conseguir finalmente, chegar a descobrir a própria vocação, e isso não se trata de uma iniciativa pessoal, mas, a resposta ao chamado particular de Deus. Ao acolhermos a sábia proposta que o Senhor nos faz, sentimos em nosso coração a alegria de poder verdadeiramente reconhecer-se como filho amado do Pai.

“No Seu Filho Jesus, o Pai nos elegeu antes da criação do mundo para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, nos predestinou para filhos” (cf Ef 1,4). Movido tão somente pelo seu amor incondicional, “criou-nos do nada” (cf. 2 Mac 7, 28) para nos conduzir à plena comunhão.

Diante de um convite exigente e exaltante, mantendo nossa liberdade interior, o Senhor nos chama a entrar em sua amizade, a escutar sua Palavra e a segui-lo mais de perto com total dedicação, em função da propagação de seu Reino. A vocação é de fato um chamado a tornar-se plenamente consciente do desígnio amoroso de Deus, que revela a cada um o significado da existência, para levar a assumir livremente a tarefa a que se dedicar como contribuição pessoal à história da salvação

Perscrutando os sinais do Espírito, numa atitude humilde de escuta, se chegará a reconhecer em si a total vontade de Deus. Descobrirá que sua vocação já está presente dentro de si, mesmo se só mais tarde conseguirá constatá-lo, após tê-la pacientemente decifrado.

Para isso dispomos do acompanhamento vocacional, para conduzir à plena liberdade do amor, para ajudá-lo a nascer ao seu autêntico ‘eu’, além de suas feridas e resistências, mediante a promoção de suas características pessoais e da riqueza dos dons que possui.

O acompanhamento vocacional é uma ajuda a quem busca a própria vocação e compreende que esta não é fruto do acaso, nem exclusiva iniciativa pessoal, mas obra de Deus. É um serviço proposto a quem se pergunta como descobrir dentro da própria história pessoal o plano de Deus, os sinais que encaminham a determinada orientação e com que meios pode aceitar o chamado, uma vez visto e aceito como caminho para a própria felicidade. Deus, de fato, chama o homem e quer sua felicidade! O acompanhamento vocacional é um itinerário espiritual e pedagógico: trata-se de ajudar a enxergar a ação do Divino Espírito em sua vida, para que assim possa ser dócil à sua ação, sem contristá-lo (cf Ef 4, 30) e chegue não só a conhecer a vontade de Deus, mas também a desejá-la, a ponto de escolhê-la pessoalmente, após tê-la amado.

Nós do Instituto Hesed somos chamados a servir a Deus e a sua igreja, defendendo-a da potência do mal, promover a paz no mundo, e o renascimento religioso, levar as almas à vida interior, à intima união de amor com DEUS, numa vida de grande zelo com a Sagrada Liturgia, de contemplação da Sagrada Escritura, de união com os anjos e comunhão com os santos. Apesar de vida prevalentemente contemplativa, também anunciamos a Misericórdia do Senhor em momentos de vida missionária para aqueles que sentem o chamado à missão, a um maior contato com as pessoas. Trabalhamos na divulgação da espiritualidade que vivemos evangelizando através de nossas livrarias, promovendo eventos, palestras, shows, cenáculos e animação de adoração ao Santíssimo, grupos de oração, ministério de música e dança, entre outras eventuais atividades. Buscamos, através destes meios, ensinar às almas o caminho da intimidade divina cultivado pela oração, realizar obras de misericórdia espirituais que aconselham, ensinam, corrigem, consolam. Enfim, ser misericórdia para cada um, obedecendo ao Senhor que nos diz: “Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.”

Nosso acompanhamento é feito sempre de forma individual, pois cada chamado é único assim como cada pessoa também é única. Então, sempre acompanhamos a cada um de forma independente não tendo assim tempos nem prazos desde a admissão ao processo vocacional ao chamado ao ingresso, caso seja essa a vontade de Deus.

Para aqueles que então se sentem chamados a estarem conosco, entrem em contato.

Responsável:

Ir. Mariana da Santa Cruz

E-mail: [email protected]

Visite a página do Vocacional
Responsável:

Ir. Agostinho Maria

E-mail: [email protected]

Visite a página do Vocacional