TRÊS DONS MARAVILHOSOS DO CORAÇÃO DE JESUS

De acordo com o Papa Pio XII, a Eucaristia, a Santíssima Virgem Maria e o Sacerdócio são dons do Coração de Jesus. Essa é uma verdade que ninguém pode contestar, mas, que por vezes, podemos não dar a devida importância. 

Quem poderá descrever dignamente as pulsações do coração divino, índices do seu infinito amor, naqueles momentos em que ele deu aos homens os seus mais apreciados dons, isto é, a si mesmo no sacramento da eucaristia, sua mãe santíssima, e a participação no ofício sacerdotal?” (Pio XII).

Algo de intenso acontecia no Coração de Jesus na Última Ceia e disso conseguimos ter certeza quando ouvimos que o discípulo amado reclinou sobre o peito de Jesus (cf. Jo 13,25). São João era um homem puro de coração e isto permitia-lhe sentir algo que os outros apóstolos não percebiam: as angústias do Coração do Senhor. 

Antes de celebrar a ceia em que iria instituir o sacramento do seu corpo e sangue, Jesus disse: “Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15). Com essas palavras, Jesus tornava clara a emoção que sentia em seu Coração.

Se do seu lado aberto sairia sangue e água no alto da Cruz, aqui saiu da boca de Jesus o mandato que institui o maior de todos os Sacramento que é a Eucaristia e o modo dele ser renovado todos os dias, ou seja, por meio do Sacerdócio católico. 

“Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu, dizendo: ‘Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim’. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: ‘Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós”(Lc 22,19-20).

Portanto, “pode-se afirmar que a divina eucaristia, como sacramento que ele dá aos homens e como sacrifício que ele mesmo continuamente imola ‘desde o nascente até o poente’ (Ml 1, 11), e também o sacerdócio, são, sem dúvida, dons do sagrado coração de Jesus” (Pio XII). 

A Eucaristia e o Sacerdócio nasceram do Coração Sacratíssimo de Jesus e por isso são bens para toda a Igreja e indispensáveis para o Reinado de Cristo neste mundo. O sacerdote é o homem que possui as mãos ungidas para absolver-nos dos nossos pecados e saciar-nos com o Corpo e o Sangue de Cristo. Rezar pelos padres é também reconhecer um grande amor do Coração de Jesus!

Faça suas orações com o Devocionário do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, clique aqui!

A Eucaristia é realmente o ápice de toda a vida da Igreja e a prova suficiente de que Ele quis estar no meio de nós. Nas palavras do Papa Leão XII: “Aquele ato de amor supremo com que, entornando todas as riquezas do seu coração, a fim de prolongar a sua estada conosco até a consumação dos séculos, o nosso Redentor instituiu o adorável sacramento da eucaristia”. E, como afirmado por São Leão Magno: “Não é pequena a parte que na eucaristia teve o seu coração, sendo tão grande o amor do seu coração com que ele nô-la deu”.

Como se não bastasse tamanha riqueza de dons, quis Jesus dar-nos outro maravilhoso dom, isto é, sua Santíssima Mãe. 

Dom igualmente precioso do mesmo Sagrado Coração é, como indicávamos, a santíssima Virgem, Mãe excelsa de Deus e Mãe amadíssima de todos nós, era justo que o gênero humano tivesse por mãe espiritual aquela que foi mãe natural do nosso Redentor, a ele associada na obra de regeneração dos filhos de Eva para a vida da graça”. 

Que conforme o Doutor da Graça, Santo Agostinho: “Evidentemente ela é mãe dos membros do Salvador, que somos nós, porque com a sua caridade cooperou para que nascessem na Igreja os fiéis, que são membros daquela cabeça”.

De fato, fomos cumulados de muitíssimas graças por esse Coração que amou “os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou” (Jo 13,1). Se recebemos dons do Senhor é preciso que os busquemos sempre com mais fé e confiança, por isso, na medida em que amamos a Virgem Maria como nossa Mãe, adoramos o Coração do Filho de Deus que por meio dessa santíssima mulher quis vir ao mundo. 

Quando comungamos bem, com fé e devoção, como também quando confessamos nossos pecados com sinceridade e contrição ao sacerdote, estamos adorando o Coração de Jesus e Nele estamos nos escondendo.

Sagrado Coração de Jesus, de cuja plenitude todos nós participamos, tende piedade de nós!

Leia mais: 

Poderosas graças do Sagrado Coração de Jesus

Precisamos adorar o Coração de Jesus

Clique aqui e conheça os produtos do Sagrado Coração em nossa livraria.