POR QUE FAZER UMA FORMAÇÃO BÍBLICA?

Para nós católicos, a Bíblia é um dos elementos mais importantes da nossa fé. A Sagrada Tradição, o Sagrado Magistério, a Sagrada Escritura são os três fundamentos da fé católica ao longo de todos os séculos. Se a Palavra de Deus é tão importante assim, nós não podemos ignorar a sua presença e eficácia em nossa vida todos os dias. São Jerônimo nos ensina que “Ignorar a Sagrada Escritura é ignorar a Cristo”.

Mas será que temos uma verdadeira compreensão da importância de aprender a ler a Bíblia como um católico? Para isso, separamos 4 pontos muito importantes que nos ajudam a entender a importância da Bíblia em nossa vida. 

1. Aprenda a ler e meditar a Palavra de Deus 

A Bíblia não é um objeto de decoração ou um item de colecionador, ou uma mera lembrança. Muito pelo contrário: a Bíblia é para ser lida, meditada, dia e noite. Veja o que diz o Salmo 1: “Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores. Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite.” (Sl 1, 1-2). 

É a leitura e a meditação frequente da Palavra de Deus que vai nos dando forças no caminho espiritual, nos faz crescer no amor a Deus e vencer as maiores batalhas da nossa vida. Se não lemos a Bíblia, especialmente os Evangelhos, não podemos saber quem é Jesus; então não podemos realmente amá-Lo; então, consequentemente, será difícil segui-Lo como seu amigo e discípulo.

2. Memorize versículos importantes  

A Palavra de Deus é uma arma de combate espiritual. Com ela podemos vencer as tentações, nos acalmar, rezar para tomar decisões, aconselhar o próximo. Para isso, saber os principais versículos nos ajuda muito. 

 Jesus é o nosso melhor exemplo! Jejuando por quarenta dias e quarenta noites, o diabo tenta Jesus. A primeira das tentações do diabo foi transformar pedras em pães. Jesus respondeu com estas palavras:  “Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3)” (Mt 4,4). Jesus respondeu assim, porque conhecia muitas passagens da Escritura. 

3. Defenda sua fé com a Palavra de Deus  

O Apóstolo São Pedro nos ensina em sua Carta: “Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança” (1 Pe 3,15). Para isso, nós podemos nos utilizar muito da Sagrada Escritura, “Porque a Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.” (Hb 4,12). 

Devemos aprender a usar a Palavra de Deus para defender a nossa fé em todos os momentos. Se lemos os textos de muitos santos, como, por exemplo, de Santo Tomás de Aquino, vemos que ele defendeu muitas verdades de fé baseando-se fortemente na Bíblia.

4. Encontre sentido e orientação para sua vida

A Palavra de Deus é como uma bússola que nos mostra qual o melhor caminho a seguir. Às vezes nos sentimos cansados, desorientados e não há quem nos compreenda e nos ajude a enxergar o melhor caminho a seguir. Então encontramos na Palavra de Deus os melhores conselhos e o consolo para nossa alma. Jesus nos diz: “Aquele, pois, que ouve estas mi­nhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.” (Mt 7,24). 

A Palavra de Deus nos dá a segurança que precisamos, e podemos acreditar firmemente que Deus jamais deixa de nos orientar no melhor caminho. “permanecerei o mesmo até vossa velhice, eu vos sustentarei até o tempo dos cabelos brancos; eu vos carregarei como já carreguei, cuidarei de vós e eu vos preservarei; a quem podereis comparar-me ou igualar-me? Quem poreis em paralelo comigo, que me seja igual?” (Is 46,4-5)

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e se você ainda não segue o Instagram do CTH (Centro de Treinamento Hesed), clique aqui!