TEMPO DO NATAL DEPOIS DA EPIFANIA. 9 DE JANEIRO

– Jesus perdido e achado no Templo. A dor e a alegria de Maria e de José. Perdemo-lo por nossa culpa.
– A realidade do pecado e o afastamento de Cristo. Tibieza.
– Empregar os meios para não perder Jesus. Onde podemos achá-lo.

I. JESUS CRESCEU num clima de piedade e de cumprimento da Lei, da qual uma parte importante eram as peregrinações ao Templo. Três vezes por ano celebrareis uma festa solene em minha honra… Três vezes por ano todo o varão comparecerá diante do Senhor, seu Deus1. As três festas eram a da Páscoa, a do Pentecostes e a dos Tabernáculos, e, embora o preceito não obrigasse os que viviam longe, eram muitos os judeus de toda a Palestina que iam a Jerusalém em alguma dessas datas. A Sagrada Família costumava fazê-lo na Páscoa: Todos os anos seus pais iam a Jerusalém pela festa da Páscoa2. Segundo se vê pelo relato de São Lucas, Maria acompanhava José, apesar de só serem obrigados a fazê-lo os varões maiores de doze anos.

Nazaré dista de Jerusalém um pouco mais de cem quilômetros pelo caminho mais reto. Ao chegar a Páscoa, várias famílias costumavam reunir-se para fazerem o percurso juntas, em quatro ou cinco dias.

Quando o Menino completou doze anos, subiu com os pais a Jerusalém, conforme costumavam fazer naquela festa3, e, findos os ritos pascais, iniciaram o regresso a Nazaré. Nestas viagens, as famílias dividiam-se em dois grupos, um de homens e outro de mulheres. As crianças podiam ir com qualquer dos dois. Isto explica que só se viesse a notar a ausência de Jesus ao cair do primeiro dia, ocasião em que todos se reagrupavam para acampar.

O que foi que Maria e José sentiram e pensaram naquele momento? Parece desnecessário descrevê-lo. Julgaram ter perdido Jesus, ou que Jesus os tinha perdido a eles e vagueava sozinho, Deus sabe por onde. A aglomeração à saída da cidade e pelos caminhos que a ela levavam era muito grande nesses dias. Aquela noite deve ter sido terrível para Maria e José. Pela manhã, muito cedo, começaram a fazer o caminho em sentido contrário. Passaram três dias, cansados, angustiados, perguntando a todos se tinham visto um menino de uns doze anos… Tudo em vão.

Maria e José perderam-no sem culpa deles. Nós o perdemos pelo pecado, pela tibieza, pela falta de espírito de sacrifício; e então a nossa vida sem Jesus fica às escuras. Se alguma vez nos encontrarmos nessa situação, teremos de reagir e procurar o Senhor imediatamente, perguntando a quem pode e deve sabê-lo: “Onde está o Senhor?”

“A Mãe de Deus, que buscou afanosamente o seu Filho, perdido sem culpa dEla, que experimentou a maior alegria ao encontrá-lo, nos ajudará a desandar o andado, a retificar o que for preciso quando pelas nossas leviandades ou pecados não conseguirmos distinguir Cristo. Alcançaremos assim a alegria de abraçá-lo de novo, para lhe dizer que nunca mais o perderemos.

“Maria é Mãe da ciência, porque com Ela se aprende a lição que mais interessa: que nada vale a pena se não estivermos junto do Senhor; que de nada servem todas as maravilhas da terra, todas as ambições satisfeitas, se não nos arder no peito a chama de amor vivo, a luz da santa esperança que é uma antecipação do amor interminável na nossa Pátria definitiva”4.

II. MARIA E JOSÉ não perderam Jesus, foi Ele que se deixou ficar no Templo. Conosco é diferente; Jesus nunca nos abandona.

Somos nós, os homens, que podemos mandá-lo embora pelo pecado ou pelo menos afastá-lo de nós pela tibieza. Em todo o encontro entre o homem e Cristo, a iniciativa é sempre de Jesus; pelo contrário, em toda a situação de desunião, somos nós que temos sempre a iniciativa. O Senhor não nos abandona nunca.

Quando o homem peca gravemente, perde-se para si mesmo e para Cristo. Vagueia então sem sentido e sem rumo, pois o pecado desorienta essencialmente. O pecado é a maior tragédia que pode acontecer a um cristão. Em poucos instantes, afasta-o radicalmente de Deus pela perda da graça santificante, fá-lo perder os méritos adquiridos ao longo de toda a vida, sujeita-o de algum modo à escravidão do demônio e diminui nele a inclinação para a virtude. O afastamento de Deus “sempre traz consigo uma grande destruição em quem o pratica”5.

O pior de tudo, infelizmente, é que muitos acham que isso não tem quase nenhuma importância. É a tibieza, o desamor, que leva a ter em tão pouco ou nenhum apreço a companhia de Jesus; Ele, sim, aprecia estar conosco: morreu numa cruz para nos resgatar do demônio e do pecado, e para estar sempre com cada um de nós neste mundo e no outro.

Maria e José amavam profundamente Jesus. Por isso o procuraram incansavelmente, por isso sofreram de um modo que nós não podemos compreender, por isso se alegraram tanto quando tornaram a encontrá-lo. “Hoje em dia, não parece haver muita gente que sofra pela sua ausência; há cristãos para quem a presença ou ausência de Cristo em suas almas não significa praticamente nada. Passam da graça para o pecado, e não experimentam nem sofrimento nem dor, nem aflição nem angústia. Passam do pecado para a graça, e não dão a impressão de serem homens que voltaram do inferno, que passaram da morte para a vida: não se vê neles o alívio, a alegria, a paz e o sossego de quem recuperou Jesus”6.

Nós devemos pedir hoje a Maria e José que nos ajudem a saber apreciar a companhia de Jesus, a estar dispostos a qualquer coisa menos a perdê-lo. Como estaria às escuras o mundo, o nosso mundo, sem Jesus! Que graça enorme é aperceber-se disso! “Jesus! Que eu nunca mais Te perca…”Usaremos de todos os meios, sobrenaturais e humanos, para não cair em pecado mortal, ou mesmo no pecado venial deliberado: se não nos esforçarmos por detestar o pecado venial, sem a falsa desculpa de que não é “grave”, não chegaremos a um trato de intimidade com o Senhor.

III. O TEMPLO DE JERUSALÉM tinha uma série de dependências destinadas ao culto e ao ensino das Escrituras. Foi numa dessas dependências que Maria e José entraram; provavelmente, tratava-se do átrio do Templo, onde se escutavam as explicações dos doutores e se podia intervir com perguntas e respostas; era ali que Jesus se encontrava. As suas perguntas chamaram a atenção dos doutores pela sabedoria e ciência que revelavam. Está como mais um entre tantos ouvintes, sentado no chão, e também intervém como os outros, mas as perguntas que faz descobrem a sua maravilhosa sabedoria. Era um modo de ensinar ajustado à sua idade.

Maria e José maravilham-se contemplando toda a cena. Maria dirige-se a Jesus cheia de alegria por tê-lo encontrado. E nas suas palavras Santo Agostinho vê uma demonstração de humildade e de deferência para com São José. “Pois, ainda que tivesse merecido dar à luz o Filho do Altíssimo, era Ela humilíssima, e, ao nomear-se, não se antepõe ao seu esposo, dizendo: eu e teu pai, mas: teu pai e eu. Não levou em conta a dignidade do seu seio, mas a hierarquia conjugal. A humildade de Cristo, com efeito, não haveria de ser para a sua Mãe uma escola de soberba”8.

Jesus não se perdeu involuntariamente. Plenamente consciente de quem era e da missão que tinha, quis começar de algum modo a cumpri-la. Tal como o fará depois, procura agora cumprir a vontade do Pai celestial sem que a vontade de seus pais terrenos represente um obstáculo. Para eles, deve ter sido uma prova dolorosa, mas também um facho de luz, que lhes iria começando a descobrir o mistério da vida do Senhor. Foi um episódio que nunca haveriam de esquecer.

E quanto a nós, fica muito claro que Jesus tem plena consciência da sua missão e de que é o Filho de Deus. Para penetrarmos um pouco mais na resposta que deu, seria preciso ter ouvido a entonação da sua voz enquanto se dirigia a seus pais. De qualquer forma, as suas palavras permitem-nos compreender que os planos de Deus estão sempre acima dos planos terrenos, e que, no caso de se desenhar um conflito entre ambos, é preciso obedecer a Deus antes que aos homens9.

Se alguma vez perdermos Jesus, lembremo-nos daquele conselho do próprio Senhor: Buscai e achareis10. Encontrá-lo-emos sempre no Sacrário, bem como nas pessoas que o próprio Deus escolheu para nos indicarem o caminho; e se o ofendermos gravemente, Ele estará sempre à nossa espera no sacramento da Penitência.

Talvez nos possa fazer muito bem – especialmente quando estivermos hoje diante do Sacrário ou virmos uma igreja – dizer como jaculatória e repetir no íntimo do nosso coração: “Jesus! Que eu nunca mais Te perca…”11Maria e José serão as nossas ajudas para que não percamos de vista Jesus ao longo do dia e ao longo de toda a nossa vida.

(1) Êx 23, 14-17; cfr. Deut 16, 18; (2) Lc 2, 41; (3) Lc 2, 42; (4) São Josemaría Escrivá, Amigos de Deus, n. 278; (5) Concílio Vaticano II, Constituição Gaudium et spes, 13; (6) Federico Suárez, José, esposo de Maria, pág. 195; (7) São Josemaría Escrivá, Santo Rosário, quinto mistério gozoso; (8) Santo Agostinho, Sermão 51, 18; (9) At 5, 9; (10) Lc 11, 9; (11) São Josemaría Escrivá, Santo Rosário, quinto mistério gozoso.

Fonte: Livro “Falar com Deus”, de Francisco Fernández Carvajal