16 de Março 

Santo Heriberto

Heriberto nasceu no ano 970, na Alemanha. Era descendente dos condes de Worms. Conta-se que, quando ele nasceu, uma luz extraordinária brilhou sobre a casa de seus pais. Tal  fenômeno durou horas e marcou a vida de Heriberto. Desde pequeno mostrou vocação religiosa e para os estudos.

Por isso, os pais de Heriberto o entregaram para o convento de Gorze. Ali, revelou-se o grande talento que ele tinha para as artes, para os estudos, para a ciência. Ele, porém, preferiu a vida sacerdotal e seguiu esta vocação. Foi ordenado em 995. Estudou em diversas escolas e chegou a ser chamado de “o homem mais sábio de seu tempo”.

Por causa desta sabedoria brilhante, o Imperador alemão Oton III, filho de santa Matilde, nomeou-o chanceler e, também, seu assessor de maior confiança. Padre Heriberto exerceu seu ministério com humildade, caridade e sabedoria, o que cativou o povo. Por isso, ele foi eleito arcebispo da cidade de Colônia, no ano 999.

Santo Heriberto tornou-se, então, arcebispo de Colônia. Ele era, então, muito jovem. Porém, mesmo assim, respeitadíssimo por todos por causa de sua sabedoria, caridade e santidade. Seu ministério foi frutuoso e cheio da graça de Deus, apesar das dificuldades constantes. Sua caridade para com o povo aumentou e ele usava de toda sua influência na corte para ajudar os mais necessitados.

Oton III morreu e foi sucedido por seu irmão, que se tornou o imperador Henrique II. Este, a princípio, teve desconfiança do Arcebispo Heriberto, Depois, porém, convivendo com ele, viu sua santidade e retidão e nomeou-o seu conselheiro. Assim, a obra de caridade do bispo continuou. Os relatos atestam que, após fundar um grande hospital destinado a atender os pobres, Santo Heriberto fazia visitas diárias aos doentes, fazendo questão de cuidar deles pessoalmente.

Houve certa vez, uma grande seca na região. A chuva sumiu por meses seguidos. Santo Heriberto, então, coordenou um jejum de três dias, sendo ele o primeiro a jejuar e orar. Depois disso, organizou uma procissão penitente, com o intuito de pedir chuva aos céus. Aconteceu, porém que, mesmo assim, não choveu. Por isso, Santo Heriberto começou a chorar arrependido, diante de todo o povo, assumindo a culpa pela seca. Afirmava, chorando, que seus pecados estavam impedindo que a graça acontecesse. Então, nesse momento, caiu uma forte chuva que durou vários dias e acabou com a seca.

Aclamado como santo pelo povo ainda em vida, Santo Heriberto faleceu em 16 de março de 1021. Tinha ido fazer uma visita pastoral à cidade de Deutz. Lá, foi contaminado por uma febre maligna, que assolava o povo, e faleceu. Logo, passou a ser venerado como santo por todos os fiéis da região. Suas relíquias foram sepultadas na belíssima catedral de Colônia. Seu culto se espalhou pela Europa. Sua canonização foi celebrada pelo Papa Gregório IX em 1227 e sua festa estabelecida para o dia 16 de março, dia de sua morte.

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br