25 de Março

Anunciação do Senhor

Antiquíssima é a festa que a Igreja celebra hoje, e tem o nome de Anunciação do Senhor pelo seguinte motivo: Estava no plano de Deus, que a segunda Pessoa da Santíssima Trindade salvasse o gênero humano e para este fim tomasse a natureza humana. Tendo chegado o momento escolhido desde a eternidade para a realização deste grande mistério, o Arcanjo São Gabriel foi incumbido da missão de comunica-lo a Maria, santa donzela, que residia em Nazaré e que era descendente do rei Davi.

A Virgem, por Deus tão privilegiada, achava-se em oração, quando o Arcanjo entrou no seu aposento. Não é destituída de razão a opinião de Santos Padres que supõem que o objeto da oração de Maria tivesse sido o que interessava vivamente a nação inteira: a vinda do Messias. O Arcanjo saudou-a com estas palavras : “Ave, Maria, cheia sois de graça, o Senhor é convosco ; bendita sois entre as mulheres”.  Maria, ao ouvir esta saudação, assustou-se. O Arcanjo, porém, prosseguiu: “Nada temais, Maria! Achastes graça diante de Deus. Eis, concebereis e dareis á luz um filho a quem poreis o nome de Jesus. Este será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo e Deus lhe dará o trono de seu pai Davi e ele reinará eternamente na casa de Davi e seu reinado não terá fim”.

O que se passou na alma da Santíssima Virgem, ao ouvir estas palavras, das quase cada uma encerra um mistério insondável, é mais fácil imaginar-se do que exprimir-se em palavras. Maria não se perturbou e perguntou ao Arcanjo: “Como se fará isto, visto que eu não conheço homem?” Estas palavras não eram a expressão duma dúvida que a SS. Virgem tivesse do que o Arcanjo dissera: eram antes a linguagem ela humildade, que não podia supor que Deus a tivesse escolhido para tão alta dignidade, eram ainda o reflexo da sua perplexidade, em não saber como havia de conciliar a maternidade com a virgindade votada a Deus.

São Gabriel esclareceu-a imediatamente sobre este ponto, mostrando-lhe que ser mãe não implicaria seu estado de virgem e disse: “O Espírito Santo virá sobre vós e a virtude do Altíssimo vos cobrirá”. Ao ouvir esta declaração, Maria Santíssima, com toda humildade se sujeitou á vontade divina e disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo vossa palavra.” No mesmo momento realizou-se o grande mistério da Encarnação. O Verbo de Deus se fez carne, o verdadeiro Filho de Deus tomou a natureza humana. A palavra de Maria significava para Deus a maior humilhação, para ela, porém, a elevação á mais alta dignidade. O Filho unigênito de Deus se fez homem; Maria Santíssima veio a ser Mãe de Deus, sem com isto perder sua virgindade.

O dia da Anunciação foi o grande dia, pois que o anelava o mundo inteiro. No dia de hoje se realizaram os desejos, suspiros e profecias dos patriarcas e profetas do antigo Testamento. Maria, tão privilegiada por Deus, escolhida entre as demais mulheres, merece toda a nossa veneração. É opinião de Santo Anselmo e de outros Santos Padres que criatura alguma em tempo algum alcançou tão alta dignidade como Maria Santíssima, sendo Mãe do Altíssimo. Como Mãe de Jesus Cristo ela está acima de todos os anjos e santos do céu, que nela reconhecem e veneram sua gloriosa Rainha. Como bons católicos devemos ser filhos gratos e devotos de Maria Santíssima. No momento em que ela foi elevada á dignidade de Mãe de Deus, ficou sendo também nossa Mãe, porque, pela Encarnação, Jesus Cristo se dignou ser nosso irmão.

Fonte: Na luz Perpétua, Pe. João Batista Lehmann, Editora Lar Católico – Juiz de Fora – Minas Gerais, 1928.