12 de Maio
São Pancrácio
São Pancrácio é um dos Santos dos primeiros anos do catolicismo, um adolescente que passou pelo martírio muito cedo.
Nascido em roma, filho de nobres e cristãos, São Pancrácio tinha uma vida tranquila, principalmente devido a proximidade de seus pais com o então imperador Diocleciano. Se tornou órfão ainda criança indo morar com seu tio Dionísio.
Devido a influência de sua família conseguiu estudar em Roma, morando na mesma casa onde o Papa Marcelino fazia seu retiro, sendo próximo do Santo Papa que o respeitava por sua modéstia, doçura, piedade e profunda fé.
Porém era um período difícil para os cristãos que eram perseguidos pelo então imperador Diocleciano, e foi denunciado, sendo levado a julgamento junto de Dionísio, que foi morto imediatamente. Porém devido a consideração do imperador Pancrácio teve uma chance, pois era jovem e filho de um amigo, tentou fazer com que o garoto desistisse de sua fé de várias formas, mas não obteve resultados.
Por não negar sua fé em Cristo, São Pancrácio ainda um adolescente foi condenado a decapitação no dia 12 de maio de 304. O jovem afirmava não temer a morte pois essa só o levaria diretamente a Deus.
O túmulo de São Pancrácio fica em uma das estradas mais famosas Roma, conhecida por Via Aurélia, no século VI o Papa Símaco mandou erguer uma igreja em sua homenagem que existe até os dias atuais, inclusive ajudando a difundir o culto a São Pancrácio.
São Pancrácio é conhecido como padroeiro dos enfermos na Itália, dos trabalhadores na Espanha, e da Juventude da Ação Católica na América Latina.