08 de Fevereiro

São Jerônimo Emiliano 

São Jerônimo Emiliano nasceu em Veneza, Itália, no ano 1481, de família rica e nobre. Amante de festas, de jogos e duelos, passou os primeiros anos de sua vida entregue às ambições e prazeres mundanos. Aos 15 anos ingressou na carreira militar, aos 25 já era senador e aos 28 anos de idade tomou parte na guerra de Veneza contra Luís XII.

Em 1511, durante uma batalha, ele ficou sitiado na praça de Castelnuovo, resistiu como herói, mas foi derrotado, aprisionado e jogado num calabouço. As trevas da dor e do sofrimento lhe abriram os olhos da alma, ele começou a refletir sobre o sentido da vida e entendeu que era hora de dar à sua vida um novo rumo.

Quando saiu da prisão e voltou para Veneza, o fez como um simples e humilde apóstolo do Senhor. Distribuiu com os pobres e necessitados tudo o que possuía e, após o tempo necessário à preparação, ordenou-se sacerdote. A todos São Jerônimo Emiliano dedicava atenção, principalmente aos órfãos, às viúvas e aos jovens entregues à prostituição.

Para atender às necessidades dos mais pobres, fundou hospitais, orfanatos, asilos, e escolas profissionalizantes para meninos. Sempre alegre, bem humorado e cheio de paz no coração, São Jerônimo preferia a companhia dos pobres, mendigos e injustiçados, dos quais se tornou um verdadeiro pai e ardoroso defensor.

Suas atividades se estenderam por várias cidades da Itália. Em Samasca ele fundou a Sociedade dos Clérigos Regulares, ou dos Padres Samascos que tinham, como carisma, o ensino gratuito aos órfãos, jovens carentes e prostituídos da sociedade.

São Jerônimo Emiliano, morreu durante uma epidemia de peste, em Samasca, no dia oito de fevereiro de 1537, prestando até o último instante, assistência aos doentes. Foi canonizado em 1767 e é o padroeiro dos órfãos e jovens abandonados.

Hoje São Jerônimo Emiliano que nutriu uma grande afeição e teve um cuidado especial com as crianças órfãs, nos convida a devolver o sorriso às nossas crianças e abrir caminhos de vida mais promissores para todos, particularmente para aqueles que a sociedade hipócrita prostitui e exclui. Hoje também São Jerônimo Emiliano que, mesmo em meio às dificuldades nunca perdeu a paz do coração e o bom humor, nos recorda que não basta que a mensagem de Jesus seja uma mensagem libertadora e salvadora. É importante que aqueles que a anunciam sejam pessoas realmente alegres, felizes, de bem com a vida, com o coração repleto da paz que só Jesus pode dar.

Fonte: Zélia Vianna. Santidade Ontem e Hoje (2005). Salvador: Paróquia de São Pedro