23 de Julho
Santa Brígida
Santa Brígida, também era conhecida como Brigite. Nasceu em 1303. Era princesa do castelo de Finstad, filha do rei da Suécia. Tinha uma família muito piedosa, a ponto de forneceu alguns santos à Igreja. Construíram hospitais, mosteiros e igrejas. Brígida ajudava em algumas obras de caridade. Ela foi agraciada por Deus com o dom de revelações.
Quando jovem, Santa Brígida trabalhava como dama de companhia da rainha Bianca, em Namur, atual Bélgica. Por isso vivia na corte. Mas ela não se deixou levar por esses ambientes requintados e frívolos. Ela se manteve fiel à sua fé.
Aos 18 anos, Brígida se casou com Ulf Gudmarsson, um nobre, também cristão. Eles tiveram oito filhos. Uma de suas filhas, Catarina, foi canonizada. É conhecida como Santa Catarina da Suécia. Um de seus filhos veio a falecer e, depois disso, fizeram uma peregrinação a Santiago de Compostela, na Espanha. Na volta seu marido adoeceu. Em sonho, Brígida teve uma revelação, por intermédio de são Dionísio. Foi-lhe revelado que seu marido não morreria, o que só ocorreu tempos depois. Brígida ingressou no Mosteiro de Alvastra, onde vivia um de seus filhos, como monge.
Santa Brígida guardava, no coração, o projeto de fundar um mosteiro para homens e outro para mulheres. Assim nasceu a Ordem do Santo Salvador, que seguia as regras de Santo Agostinho. Brígida viveu neste mosteiro até que a Ordem fosse aprovada pela Igreja. Depois, mudou-se para Roma, onde viveu por vinte e quatro anos, trabalhando na moralização dos costumes. Na época, o Papa vivia em Avignon, na França, por causa de divisões na Igreja, e Brígida lutou para que o Pontífice voltasse para Roma. Com ajuda do rei da Suécia, ela construiu 78 mosteiros em toda a Europa.
Santa Brígida morreu em 23 de julho de 1373. Estava em peregrinação na Terra Santa. A Ordem do Santo Salvador começou a ser dirigida por sua filha, Santa Catarina da Suécia. A Ordem ficou muito conhecida. Santa Brígida foi canonizada dezoito anos depois de sua morte. Seu culto se espalhou rapidamente pela Europa. Uma igreja dedicada a ela foi construída no local de seu falecimento, situada na praça Farnese.
Fonte: https://www.rs21.com.br