A PODEROSA NOVENA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES

No próximo dia 11 de fevereiro a Igreja celebrará a memória de Nossa Senhora de Lourdes e todo o Exército de São Miguel está se preparando através da Poderosa Novena, serão nove dias intensos e de muitos milagres.

As aparições da Santíssima Virgem Maria numa gruta em Lourdes na França aconteceram no ano de 1858 e teve por vidente Santa Bernadette Soubirous, uma pobre menina. A eleição da pequena Bernadette pela Virgem revela o quanto Deus ama os humildes (cf. Mt 5,3;11,18). Esta pequena menina era carente social, intelectual e fisicamente. A família Soubirous passava por uma crise financeira por conta de um acidente sofrido pelo pai de Bernadette que era analfabeta e sofria de uma doença epidêmica.

Podemos dizer, portanto, que a pobreza é a primeira mensagem que Nossa Senhora deu ao mundo em Lourdes. A segunda mensagem é a oração. Nos encontros com a Virgem, Bernadette entrava em êxtase, ficando assim entregue à oração olhando para a Mãe de Jesus e deixando-se olhar por ela. Neste sentido, “Maria vem recordar-nos que a oração, intensa e humilde, confidente e perseverante, deve ter um lugar central na nossa vida cristã. A oração é indispensável para acolher a força de Cristo”[1]. O Exército de São Miguel está clamando com toda a fé durante esses dias. Outra mensagem importante das aparições de Lourdes é a penitência. Maria Santíssima disse: “Penitência! E disse: Rogai a Deus pela conversão dos pecadores”.

A penitência é um ponto marcante em todas as aparições marianas, sempre que Nossa Senhora apareceu pediu conversão dos pecadores. Outra mensagem revelada é a Imaculada Conceição da Virgem Maria, dogma que foi confirmado por Nossa Senhora e que havia sido promulgado pelo Papa Beato Pio IX alguns anos antes. Este dogma define que Maria foi preservada de todo pecado no instante de sua concepção no ventre de Sant’Ana. Muitos passaram a acreditar nas aparições justamente porque Bernadette sem saber o que era dogma, ouviu da própria Virgem: Que soy era Immaculada Councepciou – Eu sou a Imaculada Conceição.

Algo importante das aparições de Lourdes foram e são os milagres físicos. Um dos primeiros milagres ocorridos foi de uma mulher grávida que teve o ombro deslocado, o punho quebrado e os dedos distorcidos por conta de um acidente. Esta senhora foi de madrugada até a gruta e banhou seus braços na nascente de água que Nossa Senhora fez surgir na fonte. Outro milagre foi de uma senhora tuberculosa, com os pulmões completamente parados, no último grau da doença: esta foi extraordinariamente curada depois de mergulhada nas águas da gruta.

Nossa Senhora apareceu por volta de 18 vezes à Bernadette e em cada um desses encontros revelou, curou, consolou e ensinou os homens a amar mais a Jesus, seu Filho e Nosso Senhor. Numa aparição disse a Vigem Imaculada: “Não prometo fazer-lhe feliz neste mundo, mas no outro”. Esta verdade é a mesma do Evangelho de João: “No mundo tereis tribulações” (Jo 16,33). Não devemos nos preocupar com as dificuldades do tempo presente, mas, confiá-las à Nossa Senhora que sabe como isso pode nos tornar santos.

Quantas graças o céu tem reservadas para nós durante estes nove dias! Quantas curas físicas podem acontecer! Quantos milagres de conversão, talvez, dos corações mais duros. Seremos testemunhas! E como conseguir todas elas? Pela fé. Vamos como Exército reunido em batalha, firmar nossos pés no chão, deixá-los molhar nas águas cristalinas que jorram do Coração Imaculado de Maria e receber com alegria os presentes reservados pelo céu. Se há mais de 150 anos Nossa Senhora apareceu em Lourdes para mais uma vez nos lembrar de que a verdadeira felicidade será o céu, hoje também, Ela nos visita e nos chama a conversão: Penitência!

Estaremos juntos sempre no Rosário da madrugada e no poderoso Terço do combate, rezando a novena de Nossa Senhora de Loures, crentes de que Jesus nunca deixou de ouvir sua Mãe. Corramos para a gruta da Mãe de Deus, lavemos nossos pecados no Sacramento da Confissão e assim contemplaremos com Ela, as maravilhas que o Senhor quer em nós realizar.

Adquira seus produtos de Nossa Senhora de Lourdes clicando aqui!

 

[1] Afirmou o saudoso Papa Bento XVI na homilia da Santa Missa em Lourdes, por ocasião dos 150 anos das aparições de Nossa Senhora. Disponível em: https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/ 2008/documents/hf_ben-xvi_hom_20080914_lourdes-apparizioni.html.