22 de Fevereiro
Festa da Cátedra de São Pedro
Hoje a Igreja celebra a festa da Cátedra de São Pedro Apóstolo, isto é, da Cadeira de São Pedro. Cátedra significa lugar de honra, na qual se senta quem tem autoridade de juiz ou de mestre. Inicialmente essa festa era celebrada no dia 22 de fevereiro no Oriente e no dia 18 de janeiro, no Ocidente.
Com a reforma do calendário, as duas comemorações foram unificadas para o dia 22 de fevereiro. A origem da festa é incerta. Certo mesmo é que existe uma inscrição, datada do ano 370 e atribuída ao Papa Dâmaso que fala de uma cadeira portátil, existente no Vaticano, e que segundo a tradição havia pertencido ao apóstolo Pedro.
Dessa cadeira restaram alguns pedaços de madeira que foram guardados como relíquias e que são até hoje conservados e honrados, num grandioso monumento existente na Basílica de São Pedro. Trata-se de uma cadeira oca, de formas novas que guarda as relíquias da antiga cadeira de Pedro, símbolo do magistério papal.
Esse monumento, segundo a maioria dos estudiosos, foi encomendado em 1663 pelo Papa Alexandre VII ao escultor e arquiteto Lourenço Bernini, e teria custado cinco anos de trabalho ao artista. Mas o importante mesmo, é o significado da celebração de hoje. Da palavra ‘cátedra’ vem ‘catedral’. Em cada diocese existe uma catedral e em cada catedral, existe a cátedra ou cadeira do bispo, que é o símbolo do magistério episcopal.
Apesar do bispo ser a autoridade máxima em sua Diocese, ele não exerce essa autoridade de modo absoluto, mas em espírito de obediência e união com a Igreja de São Pedro em Roma. Esta por sua vez é considerada a mãe de todas as Igrejas, a catedral das catedrais, pois é nela que se encontra a cátedra do sucessor daquele a quem Jesus, em pessoa, entregou a liderança de sua Igreja.
A festa da Cátedra de São Pedro além de conter um apelo muito forte à unidade dos cristãos, pois como diz São Paulo, muitos são os carismas, mas uma só é a missão, reafirma na Igreja a autoridade de Pedro, na pessoa do atual Papa. Mas ao contrário do que sucede no mundo, onde a autoridade e poder são quase sempre sinônimos de dominação, na Igreja autoridade e poder devem ser, sempre, sinônimos de doação e serviço.
Fonte: Zélia Vianna. Santidade Ontem e Hoje (2005). Salvador: Paróquia de São Pedro