DIA DOS AVÓS: O EXEMPLO DE SÃO JOAQUIM E SANT’ANA

“Os avós são um tesouro de sabedoria. A memória de nossos antepassados leva à imitação da fé” (Papa Francisco).

Hoje, dia 26 de julho, a Igreja celebra a memória dos pais de Nossa Senhora, ou seja, os avós de Nosso Senhor Jesus Cristo: São Joaquim e Sant’Ana. Pouco se sabe sobre a vida desses dois santos tão importantes para o plano da salvação, mas é certo que os frutos espirituais que foram produzidos a partir da fé e do temor a Deus foram grandiosos, como disse o Senhor certa vez: Vós os conhecereis pelos seus frutos (Mt 7,16).

São Joaquim e Sant’Ana eram estéreis, já com idade avançada ainda não haviam concebido um filho, o que para os judeus era motivo de desonra e falta de bênçãos. Mas Deus, em sua suprema benevolência e sabedoria, já havia escolhido o casal para serem os pais de Nossa Senhora que “na aurora do Novo Testamento, são eles (Joaquim e Ana) que preparam o advento do Messias, recebendo Maria como dom de Deus e entregando-a ao mundo como imaculada ‘arca da salvação’” [1].

Sant’Ana, em oração, prometeu a Deus que se tivesse a graça de conceber, consagraria a criança a Ele e assim ocorreu. Sant’Ana ficou grávida de Maria, uma confirmação daquilo que o salmista nos diz: “Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). E para cumprir a sua promessa, quando a pequena Maria completou três anos de idade, São Joaquim e Sant’Ana a levaram para o templo a fim de que ela fosse educada e consagrada unicamente a Deus. Por isso, o Papa Francisco em uma de suas homilias nos fala: “Sant’Ana é a mulher que preparou a sua filha para se tornar rainha, para se tornar a rainha dos céus e da terra. Esta mulher fez um bom trabalho!”[2].

Esse santo casal levou ao longo do tempo uma vida santa e piedosa, com os mais elevados valores cristãos e geraram “uma filha que é superior aos anjos e agora é rainha dos anjos” [3]. A Santíssima Virgem já no ventre de Sant’Ana possuía uma santidade muito maior que a de seus pais, no entanto, mesmo assim eles não deixaram de ser os pais mais exemplares na fé que Deus lhes inspirava a ser.

Disto podemos tirar uma profunda consequência espiritual para a nossa vida: que os bons valores e piedade cristã são nos dados, sobretudo, pelos nossos antepassados e os nossos avós, se forem cristãos, são instrumentos nas mãos de Deus para formarem uma nova geração. E esta é desejável que tenha ainda mais fé e piedade do que tiveram seus pais e seus avós.

A experiência de vida faz com que as pessoas mais velhas tenham mais sabedoria e saibam discernir melhor as suas ações. Por isso, devemos ouvi-los e procurar o discernimento sobre os principais aspectos de nossa vida tomando conselho com eles, como nos indica a própria palavra de Deus “ouve, meu filho, e torna-te sábio, e dirige o teu coração pelo caminho… ouve o teu pai, ele te gerou, e não desprezes tua mãe envelhecida. Adquire a verdade e não venda sabedoria, disciplina e inteligência” (Pv 23,19. 22-23).

Se nos alicerçarmos na sabedoria de nossos pais e avós teremos muito mais chances de percorrer o melhor caminho, o mais seguro e o que inevitavelmente nos levará ao cumprimento da vontade de Deus. O Papa Francisco em sua mensagem para o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos em 25 de julho de 2021 nos deu uma grande lição:

“Uma vez o profeta Joel pronunciou esta promessa: ‘Os vossos anciãos terão sonhos e os jovens terão visões’ (3, 1). O futuro do mundo está nesta aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante? Mas, para isso, é necessário continuar a sonhar: nos nossos sonhos de justiça, de paz, de solidariedade reside a possibilidade de os nossos jovens terem novas visões e, juntos, construirmos o futuro”. 

Portanto, tenhamos para com os nossos avós todo o respeito que eles merecem. Não os dispensemos como pessoas sem utilidade, eles ainda têm muito a nos ensinar, mesmo depois de já terem dado uma generosa parcela de contribuição para o desenvolvimento da sociedade e por isso, devem gozar de merecido descanso e cuidados. Ao olharmos para os idosos percebemos um ciclo da vida que inevitavelmente também passaremos e, por isso, devemos sempre meditar a respeito da importância de cuidar dessas pessoas, pois precisaremos também um dia de cuidados e desejaremos atenção e transmitir a experiência que tivemos ao longo da vida.

Reze agora por seus avós e pelos idosos a oração a São Joaquim e Sant’Ana:

Ó São Joaquim e Santa Ana
protegei as nossas famílias
desde o início promissor
até à idade madura
repleta dos sofrimentos da vida
e amparai-as na fidelidade
às promessas solenes.

Acompanhai os idosos
que se aproximam
do encontro com Deus.

Suavizai a passagem
suplicando para aquela hora
a presença materna
da vossa Filha ditosa
a Virgem Maria
e do seu Filho divino, Jesus!
Amém.

 

 

 

[1] Papa João Paulo II. Angelus. Castel Gandolfo, 25 de Julho de 1999.

[2] Papa Francisco.  Homilia. Parque do Palácio Real de Caserta. Sábado, 26 de Julho de 2014.

[3] Liturgia das Horas. Ofício das Leituras. São Joaquim e Sant’Ana, pais de Nossa Senhora.