AS ALMAS DO PURGATÓRIO PRECISAM DE NÓS

“É um santo e piedoso costume o de rezar pelos defuntos, a fim de que eles sejam livres de seus pecados”. (2 Mb 12,46)

O mês de novembro é inteiramente dedicado às Santas Almas do Purgatório, é o tempo mais propício de rezar pelas almas dos Fiéis Defuntos. Neste tempo a Igreja nos exorta a avivar a consciência a respeito da importância de rezar de forma ainda mais especial pelas almas de nossos parentes e amigos falecidos e como bons católicos devemos dedicar esse tempo para sufragar as almas de nossos irmãos que se encontram no Purgatório.

A Santa igreja nos ensina que após a morte cada homem passa pelo seu juízo particular, ou seja, recebe de Nosso Senhor Jesus Cristo a sentença definitiva sobre o destino que passará por toda a eternidade: salvação ou condenação. A salvação conduz a alma para o céu, caso já seja uma alma perfeitamente santa e pura, mas se a alma ainda precisar de purificação, ela será conduzida ao purgatório, lugar de purgação das culpas e imperfeições. Já na condenação eterna, a alma sofrerá as penas do inferno será atormentada, pois ela mesma escolheu viver longe de Deus.

As almas dos fiéis defuntos são atormentadas pelo mesmo fogo que atormenta os condenados na danação eterna, com a diferença de que os condenados sofrerão toda a eternidade e as almas do purgatório por apenas um tempo. Esse tempo pode ser abreviado caso nós que ainda fazemos parte da Igreja Militante ofereçamos a essas almas o sufrágio que elas necessitam, através de orações, jejuns, esmolas e outras penitências. Por isso que nós, membros do Corpo Místico de Jesus, unidos pela comunhão dos santos, temos a missão de socorrer espiritualmente as almas dos fiéis defuntos para lhes aliviar os sofrimentos da purificação, pois essas almas são privadas de ver a Deus, o que lhes causa imensa tristeza.

Muitas vezes, com a morte de algum ente querido nós mergulhamos em imensa tristeza e nos esquecemos de rezar pela alma do falecido e isso é um grande erro, pois essas almas dependem das nossas orações para que todo o padecimento no purgatório lhe seja aliviado e abreviado. Portanto, a Igreja nos lembra que é nosso dever de cristão católicos rezar pelas almas falecidas, oferecendo as intenções da Santa Missa, a oração do Santo Rosário, as penitências e as práticas de caridade em favor do fiel defunto.

Graças ao Purgatório, as almas que não completaram a sua devida purificação aqui na terra podem ainda entrar no Céu, limpas de toda mancha do pecado, “aliviadas pelos sufrágios dos fiéis, principalmente pelo sacrifício do altar”. Por isso, nós não podemos ficar indiferentes com as penas que essas almas sofrem no purgatório, mas precisamos cumprir com as nossas obrigações de caridade e justiça e pedir a Deus que tenha misericórdia dessas almas e que as nossas preces humildes lhes sejam úteis, a fim de que alcancem o quanto antes a graça de irem para o céu contemplar a face de Deus e glorifica-lo por toda a eternidade.

ORAÇÃO

Ó Deus, Criador e Redentor de todos os homens, concedei às almas de seus servos e servas a remissão de todos os seus pecados, para que possam obter por nossas humildes orações o perdão que sempre desejaram. Vós que viveis e reinais em união com o Espírito Santo, para todo o sempre. Amém.

Instituto Hesed | Casa Mãe

Av. Dionisio Leonel Alencar, 1443
Parque Santa Maria
Cep.: 60873-073
Fortaleza – Ceará
(85) 3274 5767
[email protected]

Direitos Reservados a:INSTITUTO HESED DOS IRMAOS E IRMAS DA STA CRUZ E DA B. A. V. MARIA DO MONTE CARMELOCNPJ: 02.779.337/0001-74

cbd caseiteasy socks au ottawa toronto vancouver