ÁGUA BENTA: UM PODEROSO SACRAMENTAL

A água está intimamente ligada ao Batismo que é o sacramento da Vida Nova. Pela água batismal somos lavados, purificados e renascemos pela água e pelo Espírito Santo. Por isso, a Igreja nos deu a água benta como um poderoso sacramental para que o utilizemos diariamente para abençoar pessoas, lugares e objetos por nós utilizados.

No rito de bênção da água, dito por um sacerdote, contém orações de exorcismo, assim, ela pode banir demônios, curar os enfermos e derramar sobre nós graças atuais que nos ajudarão em nossa santificação e proximidade com a Santíssima Trindade. Muitas vezes não pensamos em quão sagrada ela realmente é, e nos esquecemos de utilizá-la, mas devemos retomar o uso desse poderoso sacramental, pois ele nos trará diversos benefícios, como: a proteção divina contra todos os males, obter o perdão dos pecados veniais e a defesa contra as ciladas do maligno.

Santa Teresa d’Ávila nos relata a importância da água benta:

“a partir de muitos fatos, obtive a experiência de que não há coisa de que os demônios fugam mais, para não voltar, do que a água benta. Eles também fogem da cruz, mas retornam. Deve ser grande a virtude da água benta. Minha alma sente particular e manifesta consolação quando a tomo”.[1]

Devido a grande importância da água benta, vamos listar aqui algumas maneiras de utilizá-la, para que você tenha esse sacramental com maior frequência.

  1. Abençoe-se.

Todos os dias ao acordar abençoe a si mesmo com a água benta e faça essa pequena oração: “Asperge-me, ó Senhor, com esta água, e eu serei purificado; lava-me, e ficarei mais branco que a neve. Constrói em mim um coração limpo, ó Deus, e renova um espírito reto dentro de mim. Amém”.

Tenha uma pia de água benta ao lado da porta principal de sua casa, assim, todas as vezes que você for sair, abençoe-se com o sacramental traçando o sinal da cruz, pedindo a Deus que o proteja no caminho que fará.

  1. Abençoe sua casa.

Você sabia que a sua casa é a Igreja doméstica? Ela também precisa de proteção espiritual para que o maligno não adentre em seu lar. Assim, para afugentar o mal, você pode aspergir a sua casa diariamente utilizando a água benta.  Por isso, Santo Tomás de Aquino nos fala sobre a força da água benta contra o demônio: “a água benta é dada contra os assaltos dos demônios que vêm do exterior”[2].

  1. Abençoe a sua família.

Zelar pela família é uma missão dada por Deus, por isso é válido que façamos o uso de sacramentais para auxiliar nesses cuidados. Use água benta para rezar e faça o sinal da cruz sobre seu cônjuge e filhos à noite antes de dormir. Essa prática já se tornou uma santa tradição no seio de algumas famílias, se você ainda não possui esse costume, passe a realizá-lo diariamente. Traçar sobre os seus o sinal da cruz com água benta é uma oração que se feita com fé cercará sua família de proteção e graça.

  1. Abençoe seu lugar de trabalho.

Aspergir água benta no local de trabalho também é uma ótima maneira de usar o sacramental. Ao chegar no local, borrife um pouco de água benta e peça a proteção espiritual para você e todos que ali estiverem e, que santifique as suas atividades para que você as realize com espírito de obediência e alegria pela honra de possuir um trabalho, glorificando a Deus.

  1. Abençoe os enfermos.

Se você conhece alguém que esteja com alguma enfermidade, seja da família ou amigos próximos, peça a ele(a) permissão para abençoá-lo(a) com água benta, pois será um alívio para suas dores e aflições. Lembre-se que a água benta foi abençoada pelo sacerdote, logo o poder do sacramental é baseado na autoridade da Igreja – e, portanto, de Cristo. Nosso Senhor pode curar todas as coisas, inclusive uma enfermidade por meio da água benta.

Se você tem outras maneiras de usar a água benta para santificar sua vida, compartilhe conosco nos comentários abaixo.

 

[1] Santa Teresa d’Ávila. Obras Completas – Livro da Vida. Cap. 31,4. Edições Loyola. 2015.

[2] Santo Tomás de Aquino. Suma Teológica. III, q. 71, a. 2, ad 3.