26 de Fevereiro

São Porfírio

Porfírio nasceu em Tessalônia, na Grécia, em 347. Aos 31 anos de idade e já tendo estudos na área das ciências, ele decide viver como eremita, no deserto de Scete, no Egito. Viveu ali por cinco anos. Depois de visitar Jerusalém e seus lugares santos, passou a viver às margens do rio Jordão, também por cinco anos. Nesse tempo ele conheceu um discípulo chamado Marcos e começaram a evangelizar juntos. Porém, a caverna onde Porfírio residia era muito insalubre. Ele adoece e precisa voltar para Jerusalém.

Porfírio recebeu a triste notícia da morte de seus pais e a herança que ele tinha para receber, manda dividir entre os pobres de sua terra natal.

Nesta ocasião, Porfírio sofreu um desmaio e, de repente, estava diante de Cristo crucificado, com Dimas, o bom ladrão, ao seu lado. Jesus pede para Dimas levantar Porfírio. Ele desce de sua cruz e a dá a porfírio, ordenando-lhe que cuide dela. Ao voltar do “desmaio” Porfírio estava curado. Esta ordem de Jesus é cumprida fielmente pelo bispo de Jerusalém, João, que nomeia Porfírio o “guarda do santo lenho”.

As notícias das graças e dos prodígios que aconteciam pela fé e oração de Porfírio se espalharam rapidamente e, com a morte do bispo, os religiosos de Gaza queriam que Porfírio assumisse o cargo. Modestamente ele não queria aceitar, mas diante de insistentes pedidos e da ação dos pagãos idólatras na cidade, ele acabou aceitando.

Em Gaza existia um templo onde se adoravam divindades pagãs. Os infiéis, ao saberem das intenções de Porfírio, planejam matá-lo. Porém, pela força da fé, o bispo vence os inimigos.

Uma violenta seca assola a região. Os agricultores, desesperados, começam a fazer sacrifícios no templo pagão, pedindo chuva. Mas, é claro, não caía uma gota de água sequer. Porfírio, então, ordena um dia inteiro de jejum. Depois fez uma procissão penitencial até à uma capela que ficava na periferia. A procissão mal tinha chegado à capela quando a chuva começa a cair fortemente. Desde então muitos pagãos entraram num processo de conversão.

Aconteceu que o próprio imperador ficou contra os pagãos e o bispo porfírio teve autorização para derrubar o templo que ficava na diocese de Gaza, restando apenas uma estátua pagã, da deusa Vênus. Certo dia, o bispo se coloca diante da estátua e esta se desmorona sozinha, quebrada em pequenos pedaços. Com esse acontecimento, mais pagãos se convertem. Após 25 anos à frente da diocese, praticamente não havia mais pagãos.

A fama de sua santidade o acompanhou até o dia de sua morte, em 26 de fevereiro 420, quando tinha 73 anos de idade.

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br