06 de Novembro

São Leonardo de Noblac

Filho de nobres da alta Corte Francesa, Leonardo nasceu no ano 491 e foi afilhado do rei Clodoveu. Quando jovem não quis seguir adiante na carreira das armas. Por isso, seu padrinho, o rei, pensou em consagrá-lo bispo da corte. Leonardo, porém, não aceitou. Antes, preferiu permanecer ao lado de São Remígio, que era o bispo da cidade de Reims. Ao rei, pediu apenas um privilégio, destinado somente aos bispos: o de poder dar liberdade aos prisioneiros que encontrasse e foi atendido.

Tempos depois, Leonardo ingressou num mosteiro. Seu desejo era dedicar-se totalmente ao serviço de Deus na vida religiosa. Primeiro, entrou no Mosteiro de São Maximino, em Micy. Depois, foi para um mosteiro mais antigo, que tinha sido fundado por santo Euspício. Este ficava perto de Orleans. Ficou lá algum tempo dedicando à contemplação e aos encantos da vida religiosa.

Após esse tempo no mosteiro, São Leonardo Noblac foi ordenado padre. Então, foi enviado para Berry. Lá, viveu o Evangelho, deu exemplo de vida de santidade e, com isso, converteu muitos pagãos à fé cristã. Sua fama de santidade arrastava a muitos, que encontravam em sua sabedoria, uma esperança de fé e vida.

Tempos depois de um frutuoso sacerdócio, São Leonardo Noblac sentiu necessidade novamente do isolamento, para rezar, meditar, estudar e viver a fé na oração. Encontrou o local ideal para isso num bosque, perto de Limonges, onde havia somente uma casinha simples e rústica. Ali ele se estabeleceu. Sua busca de silêncio e isolamento, porém, não se deu por completa pois, o povo o descobriu e o local se transformou num centro de peregrinação, onde os fiéis buscavam orientação, oração e alívio.

A vida solitária de São Leonardo Noblac foi interrompida mais uma vez com a chegada do rei Clóvis. Este estava caçando com os seus súditos. Até mesmo a rainha estava com ele e, naquela ocasião, precisou de ajuda, pois começou a sentir dores de parto. São Leonardo Noblac cuidou e rezou pela rainha e ela teve um parto feliz. Por isso, o rei fez uma promessa a são Leonardo: daria de presente a ele todo o território que ele conseguisse percorrer estando montado sobre um burro.

São Leonardo Noblac aceitou, agradeceu e realizou. Caminhou apenas sobre a área que julgava necessária para a construção de um mosteiro. Deu ao local o nome de “Nobiliacum” (nobilíssimo em Latim) para lembrar o gesto de grande nobreza do rei. Ali, o santo ergueu um altar em homenagem a Nossa Senhora. Depois, o local tornou-se uma capela e, depois, um mosteiro com uma comunidade bastante fervorosa vivendo ali. Mais tarde, o Mosteiro passou a ser chamado Mosteiro de Noblac.

São Leonardo saia do mosteiro somente para exercer alguma missão muito especial ou para resgatar prisioneiros. A isto, ele colocava todo ardor de seu coração. São Leonardo Noblac faleceu em 6 de novembro de 545.

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br