10 de Julho

Santo Olavo

Santo Olavo, rei da Noruega, nasceu em 995, de família real. Quando jovem, participou duma expedição vichink e entrou em contato na Inglaterra com o Cristianismo, recebendo o batismo em 1014. Aos vinte anos de idade Olavo voltou para sua pátria na qualidade de herdeiro do trono, depois da morte do pai. Mas, em sua ausência, usurpadores do reino provocaram desordem e Olavo teve que sustentar combates para reduzi-los à submissão! Então organizou o reino conforme as leis e os usos cristãos, procurando eliminar o paganismo até então dominante na Noruega. Construiu igrejas, introduziu sacerdotes da Inglaterra, a fim de catequizarem o povo.

A Noruega estava sendo agitada pelos poderosos Jarls (espécie de feudatários) que impediam a unificação do reino conforme os esforços do rei Olavo. Neste conflito, ele teve muito que sofrer, inclusive por algum tempo se exilar. Voltando para sua pátria, Olavo foi vítima de um conflito armado por seus opositores em Nidares, aos 29 de julho de 1030.

Sobre seu túmulo foi edificada uma igreja, que foi por toda a Idade Média o santuário mais afamado na Noruega. Seu culto tornou-se muito popular nos países nórdicos. A Reforma protestante procurou abafar a veneração granjeada por Olavo, mas não conseguiu porque recentemente o dia de sua morte foi proclamado festa nacional em toda Noruega.

Olavo é considerado o apóstolo do Cristianismo na Noruega, fundador do reino e seu primeiro legislador.

Fonte: http://www.filhosdapaixao.org.br