23 de Janeiro

Santo Ildefonso 

A virtude principal na vida de Santo Ildefonso foi sua extrema fidelidade aos preceitos da Igreja, o amor que nutria à Maria Santíssima e propagação constante das mais belas devoções marianas. Seu brilhante desempenho como pastor de Toledo por cerca de dez anos (de 657 a 667), fez com que administrasse a fé principalmente pela caridade a todos os homens, sem acepção de pessoas. São nebulosos os dados sobre sua origem, mas acredita-se que descendia da família real visigótica, sendo certo que possuiu muitos bens, dos quais grande parte empregou na construção de um mosteiro religioso feminino. Ele mesmo, algum tempo depois abraçou a vida monástica ingressando no mosteiro de Agália, sob a direção dos beneditinos, onde acabou sendo eleito como superior da congregação por ocasião da morte do Abade desse mesmo mosteiro. Posteriormente é que veio a ser escolhido como arcebispo de Toledo.

Era, portanto, grande amigo e apóstolo da castidade, sendo a convicção católica uma das características de seu zelo. E foi com este caráter que militou valorosamente pela virgindade da Mãe de Deus, precisamente na defesa da doutrina da Imaculada Conceição, que cerca de onze séculos mais tarde viria a tornar-se dogma pela bula da Imaculada Conceição (8 de dezembro de 1854, pontificado de Pio IX).

Santo Ildefonso, passou sua vida trabalhando para a glória de Deus honrando Maria Santíssima, de quem era extremamente devoto. A iconografia cristã o representa recebendo das mãos de Nossa Senhora um paramento religioso como presente da sua terna afeição, devoção e apostolado incansável na exaltação do Seu nome. É por isso que, apesar da distância secular que nos separa, seu nome permanece ainda hoje, vivo como nunca, como um dos maiores apóstolos marianos da Idade Média.

Fonte: Na luz Perpétua, 5ª. ed., Pe. João Batista Lehmann, Editora Lar Católico – Juiz de Fora – Minas Gerais, 1959.