01 de Março

Santo Albino

Albino nasceu no ano 469, em Vannes, na Bretanha. Era filho de família nobre e cristã. Desde criança, foi notadamente inteligente, piedoso e generoso. Ainda jovem manifestou vocação religiosa. Aos vinte anos foi ordenado monge no Mosteiro de Tintilante e aos vinte e cinco anos foi eleito abade deste mosteiro, que também era conhecido como Mosteiro de Nossa Senhora de Nantili.

Dom Albino, como era chamado, exerceu seu ministério de abade durante vinte e cinco anos. Nesse tempo, manteve-se fiel à sua vocação, à humildade, à caridade fraterna, à doutrina sobre os sacramentos e às tradições cristãs. Destacou-se fazendo-se pai e irmão dos mais pobres, dos humildes, dos perseguidos e prisioneiros. Por causa de seu testemunho de santidade, foi eleito bispo de Angers pelos padres e pelo povo.

Como bispo, trabalhou arduamente pela transformação dos costumes da região. Com efeito, o povo, a começar pelos mais ricos, habituou-se a contrair casamentos incestuosos, tomando por esposas as próprias irmãs e até filhas. Dom Albino convocou dois concílios regionais em Órleans com o objetivo de mudar esta situação. Um no ano 538 e outro em 541. Participou ativamente dos dois, colocando sua vida em risco, pois muitos poderosos não queriam abrir mão do costume dos incestos. Mas sua luta teve sucesso e os incestos diminuíram drasticamente depois dessas intervenções. Foi um grande salto para aquela sociedade.

Certa vez, Dom Albino visitou uma mulher chamada Etheria, que estava na prisão a mando do Rei Childebert, por causa de dividas para com o Estado. Ao vê-lo, Etheria atirou-se aos pés de Dom Albino e implorando ajuda. Um guarda ameaçou bater nela. Dom Albino apenas soprou nele e este caiu como morto. Depois deste episódio, Etheria foi solta.

Em outra ocasião, ao passar perto da torre da prisão de Angers, Dom Albino ouviu gritos e gemidos que denunciavam o terrível sofrimento dos prisioneiros, que eram duramente maltratados. O santo foi ao juiz local interceder pela libertação dos presos que podiam ser soltos e por um mínimo de respeito para os que não podiam ser soltos. O magistrado, porém, recusou. Dom Albino voltou à torre e orou ali durante algumas horas. Depois disso, um grande deslocamento de terra derrubou a torre libertando os prisioneiros. E o mais interessante é que eles seguiram Dom Albino até à igreja de São Mauricio. Ali se estabeleceram, transformaram suas vidas sob as orientações do santo e se tornaram cristãos exemplares.

Certa vez aproximou-se dele um homem sofrendo terrivelmente com dores nos rins. O homem prostrou-se aos pés do santo e implorou sua benção. Santo Albino, cheio de misericórdia, impôs as mãos sobre o homem e o abençoou. No mesmo instante o homem expeliu um cálculo renal e ficou curado. Por causa deste fato, Santo Albino passou a ser invocado como protetor por aqueles que sofrem de doenças renais.

Morte Santo Albino faleceu no dia 1 de março de 550. Após grandioso funeral, foi sepultado na igreja de São Pedro em Angers. Devido à sua fama de santidade e culto intenso que o povo lhe prestava, em 556 dedicou-se a ele uma igreja, sob a qual construíram uma cripta. Para lá seu corpo foi transladado. Ao lado dessa igreja, seguidores de Dom Albino construíram um mosteiro beneditino e elegeram, seu discípulo Sapaudo como primeiro abade. Logo a devoção a Santo Albino espalhou-se por toda a Europa.

Fonte: https://cruzterrasanta.com.br