Irmãos

Experimentar, viver e cantar, com os lábios, com os corações e com a vida a Misericórdia de Deus.

A nossa família religiosa teve início no ano de 1997, quando nossas fundadoras, atendendo à inspiração do Espírito Santo, começaram a viver em comunidade. Nos anos seguintes, após o surgimento das primeiras vocações femininas, sentiram que Nosso Senhor as estava impulsionando a fundar também um ramo masculino. Compreenderam a necessidade de sacerdotes que partilhassem do mesmo carisma a elas concedido, bem como de irmãos religiosos que quisessem doar a própria vida a Jesus no carisma Hesed. Foi com a chegada do nosso primeiro irmão, o Irmão Luís Maria, no ano de 2001, que teve início o ramo masculino.

Assim, a família religiosa do Instituto Hesed é formada por Irmãos e Irmãs, unidos por laços estreitos, uma vez que nossos dois institutos, o masculino e o feminino, são institutos irmãos. Temos em comum as Madres Fundadoras, o mesmo carisma, a mesma espiritualidade, a mesma Regra e a mesma missão.

Com o carisma de experimentar, viver e cantar as Misericórdias do Senhor, buscamos ofertar nossa vida a Jesus, em prol das necessidades da Santa Igreja. Intercedemos, em particular, pelos sacerdotes e pelos jovens.

Ser um religioso é uma enorme graça que Deus nos dá: assemelhar-se a Jesus buscando viver uma vida à sua imitação, por meio da profissão dos votos de castidade, pobreza e obediência. Esforçarmo-nos para alcançar aquela que é a meta da nossa vocação – a união com Deus na fusão de corações. Corações unidos: o de cada irmão e o de Jesus.

Essa união se realiza em especial a cada comunhão do Corpo e Sangue do Senhor, e é por isso que buscamos ter toda a atenção e zelo na preparação e vivência da Santa Missa. Como prolongamento do culto eucarístico, cada irmão deve fazer uma hora diária de adoração ao Santíssimo Sacramento e, sempre que possível, por causa do número de irmãos em nossas casas, Jesus deve ser adorado perpetuamente. A união com o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, na Santa Missa, inspira também os irmãos que são chamados à sublime vocação do sacerdócio ministerial. Conscientes de sua pequenez e indignidade, buscam, à imitação do próprio Jesus, e dos nossos baluartes que foram sacerdotes (São João Evangelista, São João da Cruz, São Luís de Montfort, São Gaspar del Buffalo e São Pio de Pietrelcina), ser sinal de Jesus, Bom Pastor, Rei de Misericórdia, para cada irmão e irmã. Os irmãos que sentem o chamado ao sacerdócio iniciam os seus estudos filosóficos e teológicos após a profissão dos votos temporários.

Nossa Senhora do Carmo nos deu a graça de sermos seus irmãos, conforme indica o próprio nome do nosso Instituto. Haurindo nossa espiritualidade na tradição carmelita, buscamos seguir o exemplo da Santíssima Virgem, mãe da Divina Graça, mestra da vida interior, que nos ensina o caminho da oração e do desapego, da confiança e do abandono, a exemplo dos santos carmelitas, em particular Santa Teresa de Jesus, São João da Cruz e Santa Teresinha.

Como transbordar de nossa espiritualidade contemplativa, buscamos levar as pessoas a uma intimidade maior com o Senhor por meio de missões de evangelização. Sabemos que o mundo está cada vez mais com sede de Deus e, por isso, conduzimos momentos de louvor musical e adoração, pregamos a Palavra de Deus e ministramos formações, além de outras atividades missionárias pontuais. Em suma, propomo-nos praticar as obras de misericórdia para viver e manifestar nosso carisma Hesed.

Uma vida simples e silenciosa, de oração e trabalho, unida a Jesus Misericordioso e equilibrada com momentos de feliz recreação e esporte. Ser irmão do Instituto Hesed é, na simplicidade e na alegria, anunciar a Misericórdia de Deus.

“Essa é a alegria de experimentar, viver e cantar as tuas Misericórdias”

(Irmã Kelly Patrícia)