18 de Novembro

Dedicação das Basílicas

de São Pedro e São Paulo Dedicação da Basílica de São Pedro de Roma (Vaticano)

Basílica de São Pedro de Roma, cuja cúpula é a primeira coisa que o peregrino, emocionado, vê, a caminho da Cidade Eterna, é a maior do globo. Nela repousa o primeiro vigário de Nosso Senhor.

Erguida à glória do Mestre e do Príncipe dos Apóstolos, começava por Bramante, em 1506, deve a cúpula ao gênio do imortal Miguel Ângelo a pedido do  Papa Paulo III, que nela trabalhou de 1546 a 1564. Tiago della Porta continuou a sua obra, de 1588 a 1590. Carlos Maderna elevou-lhe a fachada e terminou a nave a pedido do Papa Paulo V, de 1607 a 1614. Bernino levantou o grande baldaquino do altar-mor em 1623 e continuou até a morte a decoração interior. Foi quem desenhou a praça com a colunata.

Urbano VIII, a 18 de novembro de 1626, consagrava a basílica, em cujo centro repousa São Pedro.

Sobre a tumba do apóstolo, dizia o Papa Pio XII na radio mensagem de 23 de dezembro de 1950, falando a respeito das explorações levadas a efeito:

“O resultado foi riquíssimo, importantíssimo. Mas a questão essencial é a seguinte: encontrou-se verdadeiramente a tumba de São Pedro?

“A esta pergunta, a conclusão final dos trabalhos e dos estudos responde muito claramente pela afirmativa: sim, a tumba do Príncipe dos Apóstolos foi encontrada.

“Uma segunda questão, subordinada à primeira, diz respeito às relíquias do Santo: foram elas encontradas?

“À beira da sepultura encontraram-se restos de ossos humanos.

“Pertenciam eles ao despojo mortal do Apóstolo?

“Não é possível prová-lo com certeza.

“Isso, entretanto, deixa intacta a realidade histórica da tumba. A gigantesca cúpula desenvolve a sua curva exatamente sobre o sepulcro do primeiro bispo de Roma, do primeiro Papa; sepulcro originalmente muito modesto, mas sobre o qual a veneração dos séculos posteriores elevou, por uma maravilhosa sucessão de trabalhos, o maior templo da cristandade”.

A Dedicação da Basílica de São Paulo Fora dos Muros de Roma

O Papa Pio IX quis que as dedicações das basílicas de São Pedro e de São Paulo fossem celebradas juntas a 18 de Novembro.

Como São Pedro, São Paulo foi enterrado, possivelmente, no lugar do suplício, num cemitério comum a todos.

A basílica, situada num lugar relativamente distante da cidade, foi restaurada, de 440 a 461, pelo Papa São Leão. A 15 de julho de 1823, um incêndio destruiu-a, de modo que foi necessário reerguê-la, o que a tornou mais bela. Ainda pode ser vista, sob o altar, a placa de mármore que cobre a tumba de São Paulo, onde se lê: “Paulo, Apóstolo, mártir.”

Admite-se, desde há muito, que o túmulo do grande Apóstolo foi por diversas vezes aberto e mesmo violado.

Lemos no martirológio romano:

“Em Roma, a DEDICAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO, apóstolos. A primeira, tendo sido reconstruída e aumentada, foi solenemente consagrada neste dia, pelo Soberano Pontífice Urbano VIII (1626). A segunda, depois de ter sido completamente destruída por deplorável incêndio, foi reerguida com mais magnificência e consagrada solenemente a 10 de dezembro por Pio IX (1854), que fixou no presente dia a comemoração anual desta dedicação”.

Desde os tempos de Gregório II (715-731) o serviço na basílica de São Paulo foi assegurado por monges beneditinos.

Fonte: Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume XX, p. 119-122