21 de Dezembro

São Pedro Canísio 

Pedro Canísio, o segundo apóstolo da Alemanha depois de São Bonifácio, nasceu na Holanda, em 1521. Em virtude de sua alta condição social, teve a oportunidade de freqüentar excelentes escolas. Estudou Direito na cidade de Colônia, na Alemanha, e formou-se em advogado.

Tinha uma brilhante carreira à sua frente, mas a leitura do Livro dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e a influência do célebre jesuíta, Pedro Favre, determinaram uma reviravolta em sua vida.

Pedro Canísio abandonou a advocacia, ingressou na recém-criada Companhia de Jesus, e como jesuíta teve a oportunidade de estudar e aprimorar-se em Direito Canônico.

A ele o mundo deve a publicação das obras de autores famosos como São Francisco de Alexandria, São Leão Magno e São Jerônimo. São Pedro Canísio viveu no tempo em que a Igreja passava por muitas dificuldades em virtude do cisma provocado pela Reforma Protestante e participou ativamente do Concílio de Trento, como conselheiro do Papa.

Extremamente zeloso e trabalhador, embora fosse por natureza sóbrio e reservado, era com paixão que exercia a missão de anunciar a Boa Nova. Distinguiu-se não apenas por sua cultura teológica, mas pela operosidade, pelo espírito pacífico e conciliador e por uma grande sensibilidade às necessidades e desejos de seu tempo.

Chamado por Santo Inácio de Loyola, fundou na Sicília o primeiro dos famosos colégios dos jesuítas, e mais tarde foi mandado para Borgonha a fim de ensinar Teologia.

Por fim voltou para a Alemanha onde, por 30 anos, ocupou o cargo de superior da Província. Como escritor dedicou-se principalmente às obras catequéticas, procurando adaptar a catequese à capacidade dos adultos e crianças.

Redigiu um catecismo que foi traduzido praticamente em todas as línguas, e que só na Alemanha alcançou 400 edições.

São Pio V quis fazê-lo cardeal, mas desistiu diante da súplica de Pedro Canísio que lhe pediu que o deixasse na comunidade, exercendo seu serviço e ocupando o tempo na oração e na penitência. Morreu na Suíça, no 21 de dezembro de 1597. No dia 21 de maio de 1925 foi proclamado santo e doutor da Igreja.

Esse nosso mundo, onde as reformas e mudanças não apenas acontecem como no passado, mas se sucedem com uma rapidez impressionante, suplica por missionários como São Pedro Canísio: operosos, entusiasmados, organizados, apaixonados pela missão, atentos aos sinais dos tempos, abertos às novidades de um mundo em mudança. E decididamente sensíveis aos desejos e necessidades do povo.

Fonte: Zélia Vianna. Santidade Ontem e Hoje (2005). Salvador: Paróquia de São Pedro