A SANTA MISSA

Batismo do Senhor – Tempo do Natal – Festa – Ano B

Cor: Branca

[slz_tabs tab_text_color="#000000" tab_active_text_color="#86653c"]

1ª Leitura: Is 42,1-4.6-7

 “Eis o meu servo: nele se compraz minh’alma”.

Leitura do Livro do Profeta Isaías

Assim fala o Senhor: 1 ‘Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2 Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3 Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4 Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus  ensinamentos.’  6 ‘Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7 para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

 

 

OPCIONAL: Is 55, 1-11

 “Vinde a mim, ouvi e tereis vida; farei convosco um pacto eterno”.

Leitura do Livro do Profeta Isaías

Assim diz o Senhor: 1 Ó vós todos que estais com sede, vinde às águas; vós que não tendes dinheiro, apressai-vos, vinde e comei, vinde comprar sem dinheiro, tomar vinho e leite, sem nenhuma paga. 2 Por que gastar dinheiro com outra coisa que não o pão, desperdiçar o salário senão com satisfação completa? Ouvi-me com atenção, e alimentai-vos bem, para deleite e revigoramento do vosso corpo. 3 Inclinai vosso ouvido e vinde a mim, ouvi e tereis vida; farei convosco um pacto eterno, manterei fielmente as graças concedidas a Davi. 4 Eis que fiz dele uma testemunha para os povos, chefe e mestre para as nações. 5 Eis que chamarás uma nação que não conhecias, e acorrerão a ti povos que não te conheciam, por causa do Senhor, teu Deus, e do Santo de Israel, que te glorificou. 6 Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto. 7 Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão. 8 Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor. 9 Estão meus caminhos tão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos, quanto está o céu acima da terra. 10 Assim como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam mais, mas vêm irrigar e fecundar a terra, e fazê-la germinar e dar semente, para o plantio e para a alimentação, 11 assim a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la.

– Palavra do Senhor
– Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 28,1a.2.3ac-4.3b.9b-10 (R. 11b)

R. Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!

1aFilhos de Deus, tributai ao Senhor,*
tributai-lhe a glória e o poder!
2Dai-lhe a glória devida ao seu nome;*
adorai-o com santo ornamento!      R.

3a Eis a voz do Senhor sobre as águas,*
3c sua voz sobre as águas imensas!
4 Eis a voz do Senhor com poder!*
Eis a voz do Senhor majestosa.       R.

3b Sua voz no trovão reboando!*
9b No seu templo os fiéis bradam: ‘Glória!’
10 É o Senhor que domina os dilúvios,*
o Senhor reinará para sempre!       R.

 

OPCIONAL: Is 12, 2-3.4bcd.5-6 (R. 3)

R. Com alegria bebereis do manancial da salvação.

2Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo;*
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
3Com alegria bebereis do manancial da salvação.     R.

4b e direis naquele dia: ‘Dai louvores ao Senhor,
4c invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,*
4d entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.       R.

5 Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos,*
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
6 Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,*
porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!’       R.

2ª Leitura – At 10,34-38

 “Foi ungido por Deus com o Espírito Santo.”

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 34 Pedro tomou a palavra e disse: ‘De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35 Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 36 Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37 Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia, a começar pela Galileia, depois do batismo pregado por João: 38 como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

 

 

OPCIONAL: 2ª Leitura: 1Jo 5, 1-9

 “O Espírito, a água e o sangue”.

Leitura da Primeira Carta de São João

Caríssimos: 1 Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus, e quem ama aquele que gerou alguém, amará também aquele que dele nasceu. 2 Podemos saber que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3 Pois isto é amar a Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, 4 pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. 5 Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6 Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água mas com a água e o sangue). E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7 Assim, são três que dão testemunho: 8 o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. 9 Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus. 

Evangelho: Mc 1, 7-11

 “Tu és meu filho amado; em ti ponho meu bem-querer.”

– O Senhor esteja convosco
– Ele está no meio de nós.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, 7 João Batista pregava, dizendo: ‘Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo.’ 9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10 E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11 E do céu veio uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer.’

– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor! 

[/slz_tabs]