A SANTA MISSA

02 de Janeiro – Tempo do Natal

Memória: São Basílio Magno e São Gregório de Nazianzo
Cor: Branca

[slz_tabs tab_text_color="#000000" tab_active_text_color="#86653c"]

1ª Leitura: 1Jo 2,22-28

 “Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio”.

Leitura da Primeira Carta de São João

Caríssimos: 22 Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. 23 Todo aquele que nega o Filho, também não possui o Pai. Quem confessa o Filho, possui também o Pai. 24 Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós , permanecereis com o Filho e com o Pai. 25 E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 26 Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 27 Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. 28 Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.

– Palavra do Senhor
– Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 97(98), 1. 2-3ab. 3cd-4 (R. 3a)

R. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. 

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo*
alcançaram-lhe a vitória.      R.

2 O Senhor fez conhecer a salvação,*
e às nações, sua justiça;
3a recordou o seu amor sempre fiel*
2b pela casa de Israel.       R.

3c Os confins do universo contemplaram*
3d a salvação do nosso Deus.
4 Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
alegrai-vos e exultai!       R.

2ª Leitura: 1Ts 1, 5c-10

 

“Vós vos convertestes, abandonando os falsos deuses,
para servir a Deus esperando o seu Filho”.

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo apóstolo aos Tessalonicenses
Irmãos:
5c Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem.
6 E vós vos tornastes imitadores nossos, e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações.
7 Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia.
8 Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar,
9 pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro,
10 esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Evangelho: Jo 1,19-28

 “No meio de vós está o que vem após mim”.

– O Senhor esteja convosco
– Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João

19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: ‘Quem és tu?’ 20 João confessou e não negou. Confessou: ‘Eu não sou o Messias’. 21 Eles perguntaram: ‘Quem és, então? És tu Elias?’ João respondeu: ‘Não sou’. Eles perguntaram: ‘És o Profeta?’ Ele respondeu: ‘Não’.  22 Perguntaram então: ‘Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?’ 23 João declarou: ‘Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor`’ – conforme disse o profeta Isaías. 24 Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25 e perguntaram: ‘Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?’ 26 João respondeu: ‘Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27 e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias.’ 28 Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós, Senhor! 

[/slz_tabs]